caravaggio-saint-francis-of-assisi

“São Francisco em êxtase” Caravaggio

Chamado de Santo dos pobres, Francisco nasceu no ano de 1182, na pequena cidade de Assis, Itália. Filho de pai comerciante e de uma mãe muito temente a Deus, de onde veio sua educação religiosa. Sua família possuía uma boa condição financeira, o que impulsionava Francisco a uma vida boemia, ‘gastão’ gostava de festas e não economizava em bebida com os amigos.

Desde cedo, sonhava com uma carreira militar, chegando até mesmo a alistar-se como cavaleiro no exército de Gualtieri de Brienne, que combatia pelo papa. Foi numa dessas viagens militares que a vida do jovem Francisco começou a mudar, quando em sonho ouviu que era para seguir o patrão ao invés do servo.

giotto-di-bondone-1267-1337-_legend_of_st_francis-renunciation_of_wordly_goods

“Renúncia dos bens materiais” – Giotto 1267-1337

Desde então Francisco passou a ter uma vida mais caritativa, onde ajudava os pobres e atendia aos doentes. No entanto, no ano de 1205, quando meditava na pequena Igreja de São Damião, ouviu o senhor dizer-lhe: “vai e reconstrói a minha igreja”. Aos 25 anos, Francisco ficou transtornado e não podia mais negar o chamado de Deus. Renunciou aos bens paternos e iniciou sua vida religiosa, aos poucos foi se ajuntando a ele mais e mais irmãos, dando origem ao movimento franciscano.

No dia 14 de setembro de 1224, foi agraciado com os estigmas de Cristo, o que considerava sua maior conquista. Francisco entregou-se nos braços da irmã morte no dia 03 de outubro de 1226 na Porciúncula de Santa Maria dos Anjos.

Ele é autor do cântico Irmão sol, irmã lua. E diante de seu grande desapego foi canonizado apenas 2 anos após a sua morte e em 1939, o Papa Pio XII, reconheceu Francisco oficialmente como: “o mais italiano dos santos e mais santo dos italianos”.

Saiba mais e acesse nossa dica de filmes, temos dois filmes sobre o santo de Assis que você vai se emocionar: Filmes sobre São Francisco de Assis

Fontes:

  • Um santo para cada dia (livro)
  • The Catholic Enciclopedy (e outros sites de pesquisa)

Equipe Mais de Deus