basilica-n-s-aparecida-2013-016Hoje dia 12 de outubro a Igreja no Brasil celebra a mãe de Jesus, na devoção em Nossa Senhora Aparecida

Essa devoção teve início a partir de 1717, quando 3 pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves, lançaram barcos e redes no rio Paraíba a procura de peixe para uma festa que o povo da vila decidiu fazer ao governador da capitania de São Paulo D. Pedro Miguel de Almeida que passaria pela Vila de Guaratinguetá.

Conta a história que ambos teriam que os 3 pescadores resolveram entrar no rio mesmo não sendo época de peixes no rio, no entanto eles antes de lançarem as redes pediram a intercessão da virgem Maria junto a Jesus. Passaram horas tentando sem sucesso, até que ao chegar ao porto de Itaguaçu lançaram suas redes, mas a única coisa que conseguiram foi uma imagem de santa sem a cabeça, lançaram a rede novamente, mas o que conseguiram foi a cabeça da imagem, espantados, acomodaram a imagem de Maria no barco.

Foi ai que decidiram lançar mais uma vez a rede e o milagre aconteceu, as redes vieram abarrotadas de peixe, que mal dava para comportar no barco

Por cerca de 15 anos, a imagem de Maria ficou na residência de Filipe Pedroso, que construiu um simples oratório e reunia os vizinhos e familiares para orar e assim foi se espalhando a notícia de que ao rezarem junto aquela imagem ‘Aparecida’ no rio graças eram alcançadas.

Perto do ano de 1734, foi construída uma capela no alto do Morro dos Coqueiros, pelo vigário de Guaratinguetá, logo a capela que estava aberta à visitação dos fieis desde 26 de julho de 1745, não comportava mais o número de pessoas. Assim, foi preciso a construção de uma outra igreja (atual Basílica velha)

Em 1894, padres da Congregação dos Missionários Redentoristas, chegaram a pequena freguesia de Aparecida para ajudar no atendimento aos romeiros.

No ano de 1904, o Papa Pio X, ordenou que a imagem fosse coroada de modo solene, já que a mesma havia ganho uma coroa de ouro da Princesa Isabel.  Em 1967, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário de Aparecida a Rosa de Ouro e reconheceu a importância do Santuário.

O Papa Pio X em 1904 deu ordem para coroar a imagem de modo solene. No dia 29 de abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. Grande acontecimento, e até central para a nossa devoção à Virgem, foi quando em 1929 o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil, com estes objetivos: o bem espiritual do povo e o aumento cada vez maior de devotos à Imaculada Mãe de Deus.

No ano de 1955, os missionários redentoristas iniciaram a construção de uma nova igreja, a atual Basílica Nova.

Em 1967, completando-se 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário de Aparecida a Rosa de Ouro, reconhecendo a importância do Santuário e estimulando o culto à Mãe de Deus. Em sua visita ao Brasil no ano de 1980, o Papa João Paulo II, consagrou a Basílica dando mesmo em construção, o titilo de Basílica Menor.

Hoje inúmeras pessoas recorrem a intercessão de Maria, através da devoção de Aparecida e todos os anos uma multidão em torno de 10 milhões de fiéis visitam o Santuário para agradecer a Mãe de Jesus por inúmeros milagres alcançados

Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!

Veja também:

 

Equipe Mais de Deus