Discernimento-de-EspíritoO carisma de discernimento como o próprio nome já diz, nos permite discernir, compreender. É a graça que não procede das capacidades humana e tão pouco das capacidades cientificas, mas sim uma graça divina que capacita a pessoa a separar o que é o certo do que é errado.

O discernimento dos espíritos é um mover de obediência, que nos permite entender a vontade que está sobre nós, interpreta-la e coloca-la em pratica. Esse carisma nos permite entender e compreender o que está por trás das diferentes manifestações e/ou atividades, para que assim se possa saber a origem e procedência do que está acontecendo.

Podemos dizer que o carisma é dividido em três possíveis origens:

  • Nossa vontade
  • Vontade de Deus
  • Vontade do inimigo

É muito importante entender que sem o Espírito Santo nenhum homem tem o discernimento.

O Discernimento acontece com muita oração, ela é a base do carisma do discernimento que pode acontecer num momento em que a pessoa não esteja orando, no entanto sempre manifestar-se-á numa pessoa de muita oração.

Na nossa vida, acontecem coisas que apenas com a instrução do espírito santo nos é possível discernir o que deve prevalecer. Em Romanos 12, 2 encontramos uma boa definição de como o discernimento deve ser usado: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espirito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito”.

Assim, ao usarmos o carisma do discernimento de espirito, temos a oportunidade de identificar a procedência de um determinado acontecimento e até mesmo o caminho que devemos seguir, sabendo assim se o acontecimento ou o caminho são da parte de Deus ou não.

Visão, dada por Deus no encontro:

O Senhor deu uma visão de uma grande montanha. Uma montanha nevada distante, rodeada de uma grande floresta de arvores verdes, e assim, disse o Senhor: “Eis que vem um grande esfriamento” Que logo após foi confirmada pela leitura dos jovens na fornalha (ver livro de Daniel 3).

Pregador Eduardo Teruel