ES---ProfeciaAntes de mais nada é preciso lembrar que um dom ou carisma é um favor dado livremente pelo Espírito Santo.

Quando lemos:

“Aspirai… Aos dons espirituais; mas, sobretudo ao da profecia” (I Coríntios 14, 1)

A bíblia aconselha-nos a aspirar a profecia; o aspirar, se enquadra no contexto de ansiar, buscar, puxar para si, pegar e absorver esse carisma.

A profecia é de tamanha importância visto, o que a manifestação desse carisma pode fazer em nossa vida e na vida das pessoas, o livro de I Coríntios 14, 3 diz: “Aquele que profetiza fala aos homens, para edifica-los, exorta-los e consola-los”.

Além disso, ainda encontramos na bíblia duas importantes referências sobre o dom da profecia que devem ser destacadas:

  • Edifica os ouvintes (I Coríntios 14, 19)
  • É um sinal para os fiéis e para os infiéis (I Coríntios 14, 22)

Mas façamos duas perguntas para entendermos melhor:

  • – O que é o dom da Profecia?

A profecia é o dom pelo qual Deus manifesta ao homem Seus próprios pensamentos, Ele o Senhor, usa uma determinada pessoa como instrumento de sua mensagem.

  • – Qual a finalidade da profecia?

É ajudar uma pessoa, comunidade ou grupo de pessoas, a reconhecer os pensamentos de Deus em muitas áreas da vida cristã, sendo o meio para que Deus também pode usar para que os mesmos possam endireitar seus caminhos.

É importante se atentar que Deus pode usar qualquer pessoa, basta que a mesma, esteja aberta ao Senhor. Normalmente a revelação pode acontecer após um momento de oração, um louvor ou ainda um louvor em línguas.

Uma linda definição sobre profecia foi dita pelo Pe. Robert DeGrandis: “Quando somos batizados no Espírito Santo, entregamos ao Senhor nossa vida; quando oramos em línguas, entregamos a Ele nossa voz; e, na profecia, entregamos ao Senhor as nossas mentes, para transmitir-lhe os pensamentos. ”

Sobre a profecia é importante se atentar que:

  • A verdadeira profecia gera um clima de paz.
  • A falsa profecia cria um clima de terror e medo.
  • A verdadeira profecia se confirma facilmente.
  • A falsa profecia não se confirma e não gera frutos bons.
  • A verdadeira profecia traz frutos positivos.

É bom lembrar que a profecia é sempre atual e para o nosso tempo, independente se fora para um indivíduo ou comunidade.

Podemos dizer que uma profecia pode ser de 3 diferentes classificações:

  • PROFECIA DE EDIFICAÇÃO – quando fala da presença do Senhor junto à comunidade ou junto a uma determinada pessoa. É comum ouvirmos palavras como: Coragem… Siga em frente… Estou contigo!
  • PROFECIA DE EXORTAÇÃO – quando o Senhor fala de modo mais duro e assim corrige a pessoa ou a comunidade. É comum ser proclamada palavras do Tipo: Filhos meus, hoje vos exorto endireitai vossos caminhos, voltei a mim…
  • PROFECIA DE CONSOLAÇÃO – quando o Senhor vem confortar e dizer que está junto. E as palavras mais comuns são: Eis que sois preciosos a mim, Troco reinos por ti, estou hoje curando as vossas magoas, não vos afligirão mal algum

Que aliás, configuram-se como os maiores efeitos da profecia que é edificar, exortar e consolar.

Pregação Ricardo Mari