5-dicas-de-oraçãoAs vezes manter uma vida de oração é muito difícil e bem complicado, muitas pessoas reclamam quem não sabem orar e por isso não oram, pois acreditam que orar é algo extraordinário que requer conhecimento ou o que dizer pra Deus.

Se perdem porque não percebem que orar é falar com Deus da mesma maneira como que falamos com um amigo ou uma pessoa. A oração nada mais é que uma conversa, onde podemos dizer, dizer e dizer e não deixar a outra pessoa falar como também, podemos dizer e ouvir o que a outra pessoa vai falar, no caso Deus.

No entanto, existem 5 dicas básicas e muito interessante que pode nos ajudar a melhorar a nossa vida de oração:

01 – ORE A DEUS – o primeiro passo para uma vida com Deus é falar com Ele, na Epístola de São Tiago 4, 8a, encontramos: “Aproximai-vos de Deus, e ele se aproximará de vós”. O ato de conversar com Deus vai além de um simples exercício de desabafo, é o ato ímpar. É ir até Deus e dizer o porquê você está ali, o motivo da oração:

  • Veio para agradecer,
  • Veio porque precisa de Deus,
  • Veio porque está triste,
  • Veio porque está feliz, entre outras coisas…

02 – CONFESSE OS SEUS PECADOS – confessar os pecados é um outro passo muito importante para uma boa oração. Quando nos redimimos diante de Deus a graça flui em nós de maneira abundante: “Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se reconhecemos os nossos pecados, (Deus aí está) fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniquidade.”  (I Epístola de São João 1, 8-9).

Aqui estamos falando de nos reconhecer pecador diante de Deus como diz o Salmo 50.

OBS.: Caso você se sinta pecador e precise diante da gravidade dos pecados, deve se buscar o sacramento da confissão diretamente com um sacerdote. “Confessai os vossos pecados uns aos outros”. (São Tiago 5, 16). O que estamos falando aqui é sobre o momento de oração.

03 – AGRADEÇA A DEUS – O ato de agradecer a Deus é maravilhoso, existem incontáveis motivos que justificam o nosso ato de agradecer a Deus, no salmo 106, 8-9 encontramos a seguinte passagem: “Agradeçam ao Senhor por sua bondade, e por suas grandes obras em favor dos homens, porque dessedentou a garganta sequiosa, e cumulou de bens a que tinha fome.”

Entre os motivos pelos quais podemos agradecer a Deus temos: a vida, o dia, nossa família, nossos familiares, nossos filhos, pai e mãe, um namoro, um relacionamento, um acontecimento, uma celebração, e muito mais. Como também, podemos buscar forças para louvar a Deus mesmo que nossos corações estejam entristecidos: “Por ele ofereçamos a Deus sem cessar sacrifícios de louvor, isto é, o fruto dos lábios que celebram o seu nome (Os 14,2). Não negligencieis a beneficência e a liberalidade. Estes são sacrifícios que agradam a Deus!” (Hebreus 13, 15-16) – A isto, damos o nome de sacrifício de Louvor, pois em meio as dificuldades usamos de nossos lábios para expressar nossa confiança e admiração ao Deus vivo.

Assim, expresse ao Senhor, por qualquer coisa, toda a sua gratidão a Deus: “Em todas as circunstâncias, daí graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo.” (I Tessalonicenses 5, 18)

04 – ORE PELAS PESSOAS – Aproveite deste momento de oração para orar pelas pessoas queridas e pelas que lhe recomendaram pedidos de oração, é um pedido bíblico do Senhor: “Acima de tudo, recomendo que se façam preces, orações, súplicas, ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão constituídos em autoridade, para que possamos viver uma vida calma e tranquila, com toda a piedade e honestidade. Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem que se entregou como resgate por todos” (I Timóteo 2, 1-6) Essa atitude, lhe enchera de paz o coração e lhe possibilitará uma alegria inigualável.

05 – ORE POR VOCÊ MESMO – E também, logico que você não vai se esquecer de você, coloque também, diante de Deus as suas necessidades: “Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, abrir-se-á. Quem dentre vós dará uma pedra a seu filho, se este lhe pedir pão? E, se lhe pedir um peixe, dar-lhe-á uma serpente? Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai Celeste dará boas coisas aos que lhe pedirem.”  (Evangelho de São Mateus 7, 7-11)

É muito importante expressar com sinceridade o que estamos vivendo quer seja um momento alegre ou ruim, que seja uma necessidade muito particular ou da sua família, o importante é ter a humildade e reconhecer que você precisa de Deus e sem ele nada pode fazer.

Que estas dicas possam lhe ajudar a ter uma vida melhor e se foram uteis para você, compartilhe com o maior número de amigos possíveis. Deus te abençoe!

Ricardo Mari e Equipe Mais de Deus

Leia também: