Francisco é um santo impar na igreja, passados mais de 700 anos, sua vida ainda inspira e emociona quem o encontra. Assim, ao mergulhar na vida do pobre de Assis encontramos pelo menos 7 pontos da vida de Francisco que podem nos inspirar e mudar nosso modo de viver.

São Francisco de Assis é certamente um dos santos mais amados dentro e fora da Igreja Católica. Sua vida ainda hoje inspira pessoas do mundo inteiro e sua mensagem não conhece fronteiras. Elencamos 10 coisas que podemos aprender com ele. Confira!

  • 1.Viver para Deus.

São Francisco de Assis trocou sua vida rica e farta pela simplicidade de uma vida próxima de Cristo. Quando conheceu Jesus, decidiu amar o amo ao invés do criado. Descobriu que Deus é mais importante que tudo e que muitas coisas nos distraem e nos afastam de Deus. Francisco percebeu que a vida é passageira e de que adianta conquistar tudo e perder a alma.

  • 2. Valorizar a criação

Ao reconhecer tudo como criação do Deus pelo qual se apaixonou, se viu irmão de tudo e de todos, irmão do sol, irmão da lua, irmão das arvores, pássaros e animais.

Passou a respeitar a todos e a tudo protegendo e cuidando.

Ensinou que não temos que proteger a Terra, as árvores e os animais simplesmente porque outros dizem, mas sim por que Deus os colocou no mundo para nos servir.
Conhecido como protetor do meio ambiente e dos animais, Francisco nos recorda mais do que simplesmente não cortar árvores: é ser corresponsável por nossa “casa comum” e saber encantar-se com sua beleza e seu Autor.

  • 3. Fidelidade a Cristo e a Igreja.

O santo de Assis, foi incompreendido por sua família e muitos da igreja, pois o julgavam louco e mesmo diante dos problemas que enfrentou não abandonou a igreja e fez de tudo para melhora-la. Seu exemplo nos mostra o quanto devemos perseverar na fé e no que acreditamos.

  • 4. Praticar o perdão

Como a vida é breve e maravilhosa, Francisco encontrou na misericórdia de Deus algo que o transformou. Considerava-se um dos maiores pecadores e achava incrível Deus tê-lo perdoado, por isso, em resposta ao perdão recebido, também ele deveria perdoar.

  • 5. Ser amigo

Clara, Irmão Leão, são exemplos dos grandes amigos de Francisco, pessoas que eram o tesouro de sua vida e pela qual ele daria a vida. Os amigos que encontramos na vida podem seguir-nos se assim, eles encontrarem em nós um exemplo a ser seguido.

  • 6. Faça primeiro o necessário

Para chegar ao definitivo lugar, Francisco tinha um lema: “Comece a fazer o necessário, depois o possível, quando perceber já estará fazendo o impossível”. Isso é uma grande verdade, pois quem quer fazer tudo de uma vez, acaba por não fazer nada. Assim, tenha por costume priorizar o que é necessário e importante para o momento. Defina as prioridades.

  • 7. Primeiro o exemplo, depois a palavra.

Um dia Francisco convidou um amigo para pregar, e foram caminhar na praça, andaram por vários minutos até que o rapaz perguntou para Francisco quando iriam pregar e o italiano disse:  “Pregue o evangelho em todo o momento, mas se necessário utilize as palavras”. O que significa em bom português que o exemplo tem mais valor que as palavras.

  • 8. Seja agradecido

O rapaz de Assis, era feliz, encontrava felicidade nas pequenas coisas, mas acima de tudo se tornou um homem contemplativo. E isso levou Francisco a ser mais agradecido a Deus, essa atitude fez dele um homem de gratidão, pois a grande certeza é que um coração verdadeiramente agradecido é feliz.

Equipe Mais de Deus

Leia também: