Nossas atitudes demonstram quem realmente somos

São José, é reconhecido na Bíblia como um homem justo, dedicado e profissional. A tal ponto de ser mencionado sobre ele “que era homem de bem,” (Evangelho de São Mateus 1, 19)

Sobre essa avaliação é bem provável que sobre Jose recaísse uma outra palavra, agora de Colossenses 3, 23-24 que diz: “Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o de boa vontade, como para o Senhor, e não para os homens, cientes de que recebereis do Senhor a herança como recompensa… O Senhor é Cristo”

José é reconhecido pela Igreja como um homem justo, o qual o próprio Deus todo poderoso, confiou a Jose o cuidado do seu filho. Assim, diante da sua conduta e temor a Deus, podemos vislumbra que da mesma maneira que Deus escolheu Maria, também não permitiria que seu filho tivesse a possibilidade de ser influenciado ou mal falado se coabitasse na mesma casa de um homem desonesto.

Do mesmo modo que é também reconhecido como exemplo em sua vida familiar e profissional, também nós homens somos chamados a sermos imitadores de José.

São José Operário, é o exemplo de profissional que nós somos chamados a imitar; quer seja em nossas atitudes ou palavras. Não importando se ocupamos um cargo de alto grau de confiança ou de confiança irrisória, somos chamados a agir com grande responsabilidade profissional e moral.

Se somos de Cristo e o dizemos que somos não cabe a nós atitudes que:

  • Oneram os nossos patrões,
  • Que denigrem a imagem da empresa que atuamos,
  • Que enganam pessoas,
  • Que usurpam das horas trabalhadas em proveito próprio ou ainda
  • Que se aproveitam da empresa para roubos e desvios.

Pelo contrário, se somos de Cristo deve sobre nós brilhar atitudes de homens que romperam com as trevas, como relatam as escrituras em Gálatas 5, 22-23: “Ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança.”
Assim, certamente veremos o Deus que trabalha sem cessar na santificação de Suas obras, trabalhar também na santificação de nossas vidas atreves de nossos trabalhos santificados, visto que Deus abençoa o trabalho digno do homem.

Equipe Mais de Deus

Leia também: