agua-em-vinhoUma das passagens bíblicas dos nossos 4 evangelhos e sem duvida uma das mais inspiradoras é a que narra a presença de Jesus nas Bodas de Caná.

A narração do Evangelho de São João 2, 1 -11 pode ser dividida em 5 partes:

O acontecimento:

1houve um casamento em Caná da Galileia A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento

O fato:

3Como o vinho veio a faltar,

A inquietação:

Maria soube que acabou o vinho e “3 mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”

4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”. 5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”.

A ação:

 6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.7Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram.

O MILAGRE:

 9O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. 10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora! ” 11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.

Preste atenção e perceba:

1 – As pessoas que estiveram mais perto do Jesus (os servos) foram os primeiros a ver a graça. Assim também acontece em nossa vida, quanto mais perto de Jesus mais perto de ver o milagre acontecer estaremos nós. O milagre de Caná teve início porque os servos estavam atento e de algum modo sabiam que aquele Galileu era diferente. E ainda

2 – Mudar da água para o vinho é uma grande transformação, e só quem confia plenamente no poder de Jesus consegue experimentar essa transformação. A vida muda quando decidimos mudar, a primeira decisão é a nossa “o querer”, daí entra Deus, mas somente quando damos o nosso consentimento. Lembre-se que se o mestre sala não tivesse permitido Jesus usar a agua o milagre não aconteceria.

3 – Eles entenderam o “fazei o que ele vos disser”. Os servos estavam atentos, ouviram a voz daquela mulher e acreditaram em suas palavras que apontavam para Jesus. Assim foram os primeiros a saber, a perceber e a presenciar a mudança.

4 – Os convidados talvez só ficaram sabendo do milagre depois de que tudo já tinha acontecido e se não fosse revelado nada seria do conhecimento. O que deixa claro que quem fica distante de Jesus perde oportunidades inigualáveis.

Equipe Mais de Deus