MaeCelebrado no Brasil desde 12 de maio de 1918, o dia das mães e uma data significativa no calendário civil e também no religioso da maioria das igrejas cristãs.

A data teve sua primeira celebração em território nacional, através de uma iniciativa da Associação Crista de Moços do Rio Grande do Sul, quando em 1918, o secretário da organização porto-alegrense Frank Long decidiu comemorar a data na capital gaúcha.

A partir de então, a festividade foi se espalhando Brasil afora, até que em 1932, a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF), solicitou ao então presidente Getúlio Vargas a oficialização da data. E no ano de 1947, o cardeal arcebispo do Rio de Janeiro Dom Jaime de Barros Câmara inseriu a data no calendário católico.

A origem americana

Alguns historiadores supostamente apontam a comemoração como sendo parte da mitologia grega. No entanto, o certo e que tanto como o dia das mulheres, o dia das mães teve seu início também em solo norte americano.

A ideia de se comemorar a data teve a princípio um caráter social, onde um grupo de amigas preocupadas com o estado depressivo em que se encontrava sua amiga Anna Maria Jarvis (1864 -1948), cuja mãe acabara de falecer em 1905. Decidiram no ano de 1907 fazer uma festa em homenagem a mãe de Anna, a senhora Ann Maria Reeves Jarvis, após a festa e grandemente emocionada, Anna agradeceu as amigas e disse que usaria de suas forças para fazer da data não só uma comemoração pessoal, mas para todas as mães.

A partir disso, e por 3 anos, Anna militou para fazer da data, uma comemoração especial, até que em abril de 1910, o governador da Virginia Ocidental (EUA), oficializou o segundo domingo de maio como data dedicada a todas as mães. A ideia foi tão bem aceita que, no ano de 1914, após a quase totalidade dos estados americanos terem aderido à comemoração, o presidente Woodrow Wilson instituiu a comemoração em todo os Estados Unidos da América.

No entanto, com o grande impulso comercial que a data gerou, Anna Jarvis, deixou de comemorar a data e chegou até mesmo a lutar para que a data deixasse de ser comemorada. Já era tarde demais e a data do “Dia das mães” foi se espelhando mundo afora e tornando-se maior do que fora imaginada.

Países que comemoram o dia das mães no segundo domingo de maio como o Brasil:

África do Sul Austrália Bélgica Brasil
Chile China Colômbia (exceto na cidade de Cúcuta), Dinamarca
Alemanha Estônia Panamá Grécia
Itália Japão Canadá Cuba
Países Baixos Nova Zelândia Áustria Peru
Suíça Formosa Turquia  EUA
Venezuela Finlândia Hong Kong Letônia

 

Ricardo Mari – Equipe Mais de Deus

Referencia:

  • A história de Anna Jarvis

Leia também: