NPlacas03A partir desta terça-feira (11/09) as placas de automóveis brasileiros começaram a serem mudadas. A princípio receberão as novas placas os carros novos e os carros que precisam realizar troca de documentação.

A nova placa começará a ser usada no Estado do Rio de Janeiro e faz parte de um acordo entre os países do Mercosul, onde com a nova placa de 7 caracteres buscam a facilitação no processo de identificação de veículos infratores.

Serão 6 modelos de placas, todas com fundo branco e tarja superior azul para demarcação do país, diferenciadas apenas pela cor das letras para descrever a utilidade do veículo:

  • Preto: Carro particular,
  • Cinza: veículo antigo de coleção,
  • Vermelho: carro comercial ou de aprendizagem,
  • Amarelo: diplomático ou consular,
  • Verde: especial (coo protótipos de testes)
  • Azul: veículo de órgãos especiais

As placas brasileiras que tem prazo oficial para começar a troca em 1º de dezembro, terão além da bandeira brasileira, as bandeiras dos estados e o brasão do município. Além de um código QR como medida para dificultar roubos.

NPlacas02Atualmente as placas estão sendo implantadas no Uruguai (desde 03/2015) e Argentina (04/20156. A nova placa do Mercosul, permitirá aos países sul-americanos desenvolverem cerca de 450 milhões de combinações alfanuméricas com os caracteres desenvolvidos.

A nova placa não será obrigatória de imediato, e sua troca será gradual, com um valor de R$ 219,35 estará disponível, no entanto, para quem quiser a de adequar a nova mudança.

 

Equipe Mais de Deus