Mulher-01Os dicionários definem o rancor como “um sentimento forte ressentimento e/ou profunda aversão provocada por uma (má) experiência vivida”.

Os rancores são como uma praga que corrói o coração, a mente e a alma, ele tira o sossego, gera transtorno e desconforto e deixa qualquer pessoa sem paz. Essa praga que se aloja no nosso interior entra através de brigas, desentendimentos, discussões, traições, discórdia, desavenças e todo tipo de cizânia.

Todavia, muitas pessoas não sabem perdoar e nem colocam um ponto sobre os contratempos e infortúnios da vida o que acabam por gerar cada vez mais dores na alma de quem as alimenta e não as excluem da vida.

As consequências

Aos poucos a mulher que vai guardando todo esse fardo vai da após dia se tornando mais triste, sem vida e sem alegria, os rancores são uma erva daninha do diabo, proveniente da falta do perdão que definham a alma da mulher. Perceba que algumas mulheres externam em suas vidas esse mal. E são fáceis de serem identificadas pois apresentam sintomas como:

  • Irritação,
  • Amargura,
  • Incompreensão,
  • Ingratidão,
  • Descontentamento com tudo,
  • Tratamento duro com os filhos,
  • Tratamento duro com o esposo,
  • Tratamento duro com os demais familiares,

 

Assim, o rancor gera dores e mais dores, não só para a pessoa que os alimenta como para as pessoas ao seu redor, gerando ainda mais desconforto e sofrimento na alma. Afinal de contas se encontrar ressentida é fácil, diante dos erros das pessoas e o pior uma vez mergulhada no ressentimento o mesmo, parece como uma areia movediça que vai dia a dia nos mergulhando cada vez mais e nos sufocando.

Como se livrar do rancor e do ressentimento

Para se livrar desse mal é muito importante tomar algumas atitudes para iniciar as mudanças:

  • 01 – Reconheça o problema,
  • 02 – Decida-se por mudar,
  • 03 – Inicie um processo de entrega do problema a Jesus (é por Ele que você será liberta)
  • 04 – Confesse o seu pecado e
  • 05 – Coloque esse mal no altar durante a Santa Missa.

Na bíblia o Salmo 87 se configura num clamor para a alma que está angustiada e desolado e de forte ajuda para nossa libertação:

Salmo 87

  • 1.”Cântico. Salmo dos filhos de Coré. Ao mestre de canto. Em melodia triste. Poema de Emã, ezraíta.*
  • 2.Senhor, meu Deus, de dia clamo a vós, e de noite vos dirijo o meu lamento.
  • 3.Chegue até vós a minha prece, inclinai vossos ouvidos à minha súplica.
  • 4.Minha alma está saturada de males, e próxima da região dos mortos a minha vida.
  • 5.Já sou contado entre os que descem à tumba, tal qual um homem inválido e sem forças.
  • 6.Meu leito se encontra entre os cadáveres, como o dos mortos que jazem no sepulcro, dos quais vós já não vos lembrais, e não vos causam mais cuidados.
  • 7.Vós me lançastes em profunda fossa, nas trevas de um abismo.
  • 8.Sobre mim pesa a vossa indignação, vós me oprimis com o peso das vossas ondas.
  • 9.Afastastes de mim os meus amigos, objeto de horror me tornastes para eles; estou aprisionado sem poder sair,
  • 10.meus olhos se consomem de aflição. Todos os dias eu clamo para vós, Senhor; estendo para vós as minhas mãos.
  • 11.Será que fareis milagres pelos mortos? Ressurgirão eles para vos louvar?
  • 12.Acaso vossa bondade é exaltada no sepulcro, ou vossa fidelidade na região dos mortos?
  • 13.Serão nas trevas manifestadas as vossas maravilhas, e vossa bondade na terra do esquecimento?*
  • 14.Eu, porém, Senhor, vos rogo, desde a aurora a vós se eleva a minha prece.
  • 15.Por que, Senhor, repelis a minha alma? Por que me ocultais a vossa face?
  • 16.Sou miserável e desde jovem agonizo, o peso de vossos castigos me abateu.
  • 17.Sobre mim tombaram vossas iras, vossos temores me aniquilaram.
  • 18.Circundam-me como vagas que se renovam sempre, e todas, juntas, me assaltam.
  • 19.Afastastes de mim amigo e companheiro; só as trevas me fazem companhia…”

Para finalizar apresentamos uma oração poderosa e inspirada para que você possa clamar ao Senhor a libertação tão almejada:

 

Oração de libertação dos rancores e ressentimentos

Senhor Jesus, venho até vos nesse dia, por que sei que és o meu único e verdadeiro amigo. Me encontro atribulada e cheia de rancores, amarguras e ressentimentos que estão consumindo minha alma. Tenho me sentindo amargurada e ferida, Não consigo perdoar as pessoas que me feriram e a cada dia me vejo desferindo cada vez mais os ressentimentos da vida nas pessoas que mais amo Reconheço esse problema em minha vida e clamo a sua ajuda para eliminar todo o mal da falta de perdão. Abro-me a vós e clamo o seu senhorio sobre a minha vida. Sei que em Ti somos lavados pelo seu sangue redentor Eu, ……………….  Renuncio em nome de Jesus a todo, ressentimento, magoa, melindre, ofensa, ciúme, queixa, raiva, animosidade, despeito e rancor. Assim, clamo hoje as graças e a vitória do seu precioso sangue.

Jesus, pelo poder do teu sangue redentor clamo que me liberte de todo rancor.

Jesus, pelo poder do teu sangue salvador clamo que me livre de todos os ressentimentos.

Jesus, pelo poder do teu sangue libertador, clamo que me liberte da falta de perdão.

  • Creio em vós, Senhor Jesus, e assumo que sou lavado pelo teu sangue redentor e
  • Me abro hoje ao amor,
  • Me abro hoje ao perdão,
  • Me abro hoje a misericórdia,

Assumo que sou uma nova criatura e uma nova mulher, pois sei que tudo posso em Ti, pois sois a minha fortaleza, a minha rocha e a minha salvação. Amém!

Equipe Mais de Deus