Ano-do-laicato-2018-Desde o dia 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, a igreja do Brasil está vivendo e celebrando o “Ano do Laicato”, ano este que tem a finalidade de valorizar o leigo, mas que, no entanto, a grande maioria nem sabe dessa comemoração. O Tema é: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do mundo”. 

Segundo Dom Severino Clasen, da Comisso Episcopal, “Isto leva o cristão leigo a tornar-se, de fato, um missionário na família e no trabalho, onde estiver vivendo”; assim, a igreja pretende trabalhar a mística do apaixonamento e seguimento a Jesus Cristo.

O ‘Ano do Laicato’ já está oficializado e vive o seu objetivo geral: “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”. Esta teoricamente organizado e preparado e a Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato dividiu as atividades em quatro tópicos:

  • 1) Eventos;
  • 2) Comunicação, catequese e celebração;
  • 3) Seminários temáticos nos Regionais; e
  • 4) Publicações.

Na época do lançamento da campanha, dom Severino disse que, a expectativa é de que com o Ano do Laicato obtenha-se um legado para a Igreja missionária dizendo: “Eu acredito que se conseguirmos estimular a participação e presença efetiva dos cristãos leigos na sociedade provocando que aconteça a justiça e a paz, será um grande legado”.

Que ano do laicato é esse?

Passados pouco mais de 3 meses do lançamento da campanha pouco se tem falado a respeito desse proposto itinerário de oração e busca para destacar e valorizar os leigos dentro da igreja. Quando abordamos alguns católicos praticantes e falamos sobre o assunto encontramos as seguintes conclusões:

  • Não sabem da existência do ano,
  • Nunca ouviram falar,
  • Alguns nem sabem identificar o logo do ‘Ano do Laicato’,
  • Ouviram falar mas acharam que era só por alguns dias,
  • Que seria o tema da Quaresma – tema da ‘Campanha da Fraternidade’

Sendo assim, o ‘Ano do Laicato’, até agora não mostrou para que veio ou para o que serve, sua finalidade, sua intenção estão muito aquém de transformar os leigos em sujeitos da ação dentro da igreja.

Nada foi alterado em relação do que já vinha sendo feito, talvez devêssemos parar e ver se não estamos tentando falar demais e comunicando de menos. Na maioria das vezes em que foi citado, o tema foi abordado em poucas missas, como na solenidade de Cristo Rei e em alguns retiros.

Equipe Mais de Deus

Fontes:

  • Sites CNBB, sites de pesquisa.