Greve-caminhoneiros-4Passados 7 dias da greve dos caminhoneiros, muito se tem falando dos problemas que podem ser causados ou que já são sentidos pela falta de abastecimento.

É certo que sem o combustível muitas coisas estão parando no Brasil visto que o combustível, quer seja por meio da gasolina, do álcool, do diesel ou do querosene dos aviões, são o motor de nossa economia. Atualmente,  70% dos transportes de cargas no Brasil são realizados através das estradas.

Assim, resolvemos desmistificar um pouco das coisas que têm sido ditas por aí, e analisar o que realmente está sendo causado pelos caminhoneiros. São eles os responsáveis pela crise ou eles são um alerta para os verdadeiros problemas sociais? Ou ainda, será que não estávamos ate pouco tempo escondendo os nossos problemas, como que, enxugando gelo?

Vejamos alguns pontos citados e façamos uma pequena e rápida avaliação:

SAÚDE

1 – Transporte de pacientes: sem combustíveis de fato as ambulâncias não andam, mas é fácil verificar que em muitos municípios as poucas ambulâncias que tem estão sucateadas e já não andam direito a muito tempo.

2 – Cirurgias canceladas: nos mais diversos hospitais do Brasil, cirurgias são canceladas todos os dias, por falta de leitos, materiais, condições de trabalho e também pela falta de profissionais.

3 – Órgãos se perderam: não são em todos os estados que dispõe de um sistema de transporte de órgãos via helicópteros, capas de realizar o transporte com rapidez.

4 – Remédios estão acabando: em muitos lugares os remédios se acabaram a muito tempo, não foi agora que eles sumiram, a muito tempo a população mais carente ou com dificuldades financeiras tem enfrentado situações constrangedoras para adquirir um determinado tipo de medicamento.

 

ABASTECIMENTOS

5 – Alimentos estão se perdendo: diariamente no Brasil, cerca de 20% de uma carga não chega em boas condições no seu destino final por conta da demora na viagem causada por estradas malconservadas.

6 – Aumento dos preços dos alimentos: por conta do desabastecimento, os alimentos subiram muito nos supermercados, a 10 dias era possível comprar 1kg de batatas por R$2,90, hoje você compra as mesmas batatas por R$ 7,99. Mas o preço já era muito caro por conta das altas taxas de impostos que são cobradas pelos governos federais, estaduais e municipais.

ENSINO OU EDUCAÇÃO

6 – Escolas estão sendo fechadas: pela greve alunos não estão podendo assistir aulas. Opa, não é bem assim, alunos da rede pública em muitos lugares tem problemas para se locomover até suas escolas e em outros lugares quando chegam, encontram professores mal preparados, escolas sem material didático e quando tem material os mesmos são inconvenientes para o aprendizado.

Ver matéria: “A doutrinação das crianças com a Ideologia de gênero é uma maldade

Então, falar que a culpa dos problemas que estão afligindo a nação nos últimos dias é dos caminhoneiros é um extremo exagero; a greve apenas está tornando os problemas já existentes mais explícitos.

Equipe Mais de Deus