Nascida em Viena /Áustria, em 17 de junho de 1818 e faleceu no Rio de Janeiro em 17 de marco de 1873, religiosa foi a fundadora da Congregação da Irmãs do Imaculado Coração de Maria

Filha de Joseph Maix e Rosália Mauritz Aos 15 anos já estava órfã de pai e mãe. As cinco irmãs perderam inclusive a casa em que viviam.

Freira de muita oração, em 1843 abriu uma pensão destinada a acolher moças desempregadas. Bárbara conseguiu reunir mais 17 jovens, que eram guiadas sob a orientação espiritual e apoio do padre redentorista João Nepomuceno Pöckl.

Pretendia ir para a América do Norte, mas acabou vindo para o Brasil

Recebeu os votos e fundou em 1949 a Congregação do Imaculado Coração de Maria, já com 22 membros.

Sempre comprometida com os pobres e necessitados. Acolhiam mulheres que procuravam asilo, dedicavam-se à educação das jovens mais abandonadas e cuidavam dos doentes. As primeiras experiências de trabalho pastoral junto ao povo foram nos colégios, e ocorreram em circunstâncias adversas para a Congregação, pois eram pobres, não tinham casa própria, experimentavam muitas privações e insegurança.

Na altura a carência no Brasil era grande e Madre Bárbara estava sempre aberta a acolher os necessitados. Assim, devido ao problema da orfandade no Brasil, se agravaram em consequência das epidemias e da Guerra do Paraguai, Madre Bárbara passou a prestar serviço em diversos Asilos do Império: em Niterói, Pelotas e em Porto Alegre.

Foram grandes e incontáveis os sofrimentos da Fundadora, Bárbara Maix faleceu na cidade do Rio de Janeiro. Era de saúde frágil, sofria da asma e de problemas cardíacos.

Fatos importantes do processo

  • Em 1957 seus restos mortais foram transladados para Porto Alegre
  • 1993, teve início a fase do processo de Beatificação, em fase diocesana,
  • Abril de 2003 teve a aprovação da comissão histórica da Congregação para a Causa dos Santos.
  • Aos 3 de julho de 2008 teve O decreto de suas virtudes heroicas aprovado;
  • Março de 2010 o decreto do milagre aprovado em consistório pelo Papa Bento XVI. Referente a um menino de 4 anos que ficou gravemente ferido com queimaduras quando brincava com seus irmãos.
  • No dia 6 de novembro de 2010, foi beatificada na cidade de Porto Alegre (primeira beatificação na capital gaúcha).

Festa litúrgica 06 de novembro

Equipe Mais de Deus

Leia também: