
Nascido em Cássia, Estado de Minas Gerais (MG), no dia 3 de janeiro de 1882, filho de Tristão Tavares de Lima e Francisca Cândida Tavares de Lima. Ingressou no Seminário no ano de 1900, ordenando-se padre diocesano no dia 12 de julho de 1908, na cidade de Pouso Alegre, MG, por seu grande mentor espiritual, Dom João Batista Corrêa Nery.
O sacerdote passou pelas Paróquias Jaguary (Jaguariúna); Paróquia de Santa Mãe de Deus; Paróquia Sant’Ana em Vargem Grande do Sul, chegando em Tambaú no dia 12 de junho de 1926, permanecendo por 35 anos até o seu falecimento, ocorrido aos 79 anos no dia 16 de junho de 1961, em fama de santidade crescente até os dias atuais.

Sua história é cheia de fatos memoráveis e acontecimentos milagrosos que levavam milhares de pessoas a pequena Tambaú para receber a benção do sacerdote.
Entre os fatos que norteiam a missão do sacerdote está o dia da chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida na estação de trem, cai uma chuva memorável na cidade, e o padre dizia que traria a imagem em procissão e quando o padre pegou a imagem pelas ruas por onde passava a procissão a chuva sessava.
O processo de Beatificação iniciou-se no ano de 1992 e, no ano de 2009, com o encerramento da fase diocesana, os autos foram encaminhados para Roma, culminando na data de 8 de abril com a decretação de sua Beatificação. Padre Donizete se distinguia por uma vida simples e austera. Seu desejo era servir a Deus sobre todas as coisas servindo ao povo que lhe foi confiado.
Assim, seguimos as fazes desse processo na busca da canonização do beato:
Servo de Deus
Em 2 de dezembro de 1996 a Congregação para as Causas dos Santos, no Vaticano, deu ao Pe. Donizetti o título de Servo de Deus, e em 1997 a Diocese de São João da Boa Vista constituiu o primeiro tribunal para trabalhar na beatificação.
Venerável
No dia 10 de outubro de 2017 a Congregação para as Causas dos Santos, através dos cardeais, bispos e teólogos do Vaticano, declarou Padre Donizetti como venerável, sendo assim, reconheceu que o Servo de Deus Padre Donizetti viveu em grau heroico as virtudes da fé cristã, uma etapa de fundamental importância no processo de beatificação.
Beato
Dez anos após a abertura do pedido de beatificação do padre, em 2009, no dia 6 de abril de 2019, em audiência com o prefeito da Congregação das Causas dos Santos, cardeal Giovanni Angelo Becciu, o Papa Francisco reconheceu um milagre por intercessão do Padre Donizetti. A beatificação está marcada para o dia 23 de novembro de 2019, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida de Tambaú.
Equipe Mais de Deus
Fonte: padredonizettitambaú
Leia também:
Comentários