Canudos-1Desde o último sábado, 13/07/19, o Estado de São Paulo também proíbe os canudos plásticos no comercio. São mais 645 municípios na luta contra o plástico que infesta os oceanos e que coloca em risco a vida marinha. Assim, como a capital paulista já havia entrado na lista, agora a luta contra o plástico ganha força nessa guerra de Todos contra o canudo plástico. São Paulo aprova lei e entra na lista das cidades onde o canudo está proibido.”

A norma publicada no diário Oficial do Estado, determina proibição do fornecimento do produto em hotéis, restaurantes, bares, padarias, clubes noturnos, salões de dança e eventos musicais de qualquer espécie, entre outros estabelecimentos comerciais.

Segundo o que se atentou da nova legislação, os canudos plásticos que há anos fazem parte da nossa cultura alimentícia, devem ser substituídos por canudos de papel reciclável, material biodegradável ou comestível e que, precisam ser embalados individualmente em envelopes hermeticamente fechados e produzidos com o mesmo material. Caso haja o descumprimento da lei, o estabelecimento comercial poderá ser multado, e em caso de reincidência o valor será o dobro.

 

Lixo-plasticoO plástico no centro do problema

Desde a década de 50 o plástico está na vida do ser humano e hoje, ao invés de ser um beneficiador, virou um ‘problemão’, sendo considerado um vilão da natureza. Calcula-se que atualmente existam cerca de 8 milhões de toneladas de plástico espalhados na natureza, sendo a maior parte nos mares.

Ao longo dos anos, vimos que é fato o grande acumulo de lixo na natureza, esse material, que acaba prejudicando todo o ecossistema, tem trazido serias consequências no habitat natural e na saúde de uma infinidade de animais que, vítimas do plástico acabam em muitas vezes morrendo quer seja nos mares, florestas e até mesmo em praças e jardins urbanos.

Em todo o Brasil, inúmeras cidades já proibiram o uso das sacolinhas plásticas ou obrigaram o uso de material semelhante, mas feitos com material biodegradável, agora o foco está no canudo. No entanto, no caso da sacolinha plástica, ela é ainda, muito usada em muitas cidades do Brasil.

Certamente essa batalha não se findou, e com certeza as sacolinhas e os canudos plásticos, ainda vão sofrer mais derrotas e logo logo, os copos e garrafas plásticas serão os alvos dessa luta.

Equipe Mais de Deus

Leia também