Luz2Vivemos numa sociedade onde muitas vezes vivemos às escuras, sem luz, sem brilho e que muitas vezes, se esquecem das palavras de Jesus: “Vós sois a luz do mundo”. (Evangelho de São Mateus 5, 14a), pessoas que não conseguem transparecer a grandeza de ser templo do Espírito Santo.

Assim vemos uma quantidade imensa de cristãos que estão perdendo o seu brilho, sua cultura e seus valores, com medo de se tornarem chacota da sociedade; assim, muitos vão na contramão desse evangelho que afirma que “Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire”, (S. Mateus 5, 14b-15a)

Muitos são os cristãos que estão sendo sufocados pelas dificuldades do mundo, sendo enganados por pessoas que falam de Jesus e que, com ideias diferentes da do evangelho fazem com que as pessoas não se aproximem do Cristo, mas se distanciem dele pouco a pouco.

Os filhos da luz não se manifestam e “a criação foi sujeita à vaidade (não voluntariamente, mas por vontade daquele que a sujeitou) ”, (Romanos 8,20) e nessa sujeição cada vez mais vemos pessoas perdendo a sua vida e a sua salvação e não fazemos nada; mesmo sabendo “que toda a criação geme e sofre como que dores de parto até o presente dia. Não só ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, gememos em nós mesmos, aguardando a adoção, a redenção do nosso corpo.” (Romanos 8,22-23) e assim, permanecemos como espectadores.

Se cada um de nós semearmos um pouco daquilo que temos de bom, se cada um de nós deixarmos transparecer facetas daquilo que temos de melhor tudo se torna melhor ao nosso redor. Cada pessoa no mundo tem coisas boas e maravilhosas dentro de si, que as vezes estão sufocadas, por dores, sofrimentos e traições.

Se uma faísca de fogo é capaz de incendiar uma floresta, quanto também nós, não faríamos um incêndio bom se obedecêssemos ao pedido de Jesus de não esconder a nossa luz, mas colocar a nossa luz e aquilo que temos de melhor em evidencia, “a fim de que brilhe a todos os que estão em casa” (nas ruas, nas escolas nos trabalhos). “Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus.” (Evangelhos de São Mateus 5, 15c-16)

O mundo precisa de luz, precisa da luz do evangelho de Cristo, precisa de pessoas que deixem transparecer aquilo que de melhor elas tem dentro de si. Pode estar escondido, pode estar enterrado nas profundezas da alma; mas que toda pessoa tem algo bonito dentro de si isso ela tem; afinal, fomos criados “a imagem e semelhança” de Deus. (Gênesis 1, 26)

Ricardo Mari e Equipe Mais de Deus