Na manhã deste domingo, 26/01/2020, a 25ª edição da copinha ou Copa Brasil de futebol sub 15, teve seu desfecho com a vitória dos meninos catarinenses do Avaí sobre os paulistas do Bragantino Red Bull por 2 a 0.

O destaque da copinha

Estadio um pouco antes da final do dia 26/01

Mais do que destaques, o certo talvez seria falar de um contra destaque, parafraseando a palavra contratestemunho, foi a baixa qualidade da edição de 2020; que sem os grandes times fez com que o publico também diminuísse muito nesta edição.

Diferentemente dos anos anteriores quando reunia os grandes clubes de São Paulo e do Brasil, pelo segundo ano consecutivo (2019 e 2020) bem que poderiam ser esquecidos. Sem atrativos e com uma estrutura pífia, a copinha não vem mais movimentando a cidade como antigamente.

Os times que vieram lutaram e mostraram a sua força, mas sem as grandes equipes o torneio perde prestígio. Pois, tivemos equipes sem expressão no futebol e que não representam nada na fila do pão.  Mas a pergunta que fica é:

  • Porque não vieram os grandes times?
  • Será que de uma hora para outra, nestas duas últimas edições, os grandes times do Brasil desistiram da copinha?

Ou cresce ou morre

Se a copinha ou melhor dizendo os organizadores não tomarem gosto pela copinha ou não organizarem um torneio com viés de crescimento, já podem pensar em mandar os 2 times da cidade de Votorantim que participam da edição de 2020 para outa cidade, porque certamente surgira uma outra cidade com mais vontade de organizar uma competição.

Nessa altura do campeonato com 25 anos de trabalho a copinha poderia ter a participação de mais times e fazendo parcerias com as cidades irmãs de Sorocaba, Piedade, Salto de Pirapora e Alumínio; onde cada uma poderia agregar um grupo na fase inicial, como acontece com a Copa São Paulo de Futebol Juniores.

Se seguirmos a máxima do futebol onde ‘quem não faz toma’, podemos dizer também que ‘quem não cresce morre’. Se não houver investimentos e vontade de fazer com que o nome da cidade seja levado adiante com honras e méritos, o caminho traçado nos 2 últimos anos para que a Copa Brasil se perca está indo muito bem obrigado.

Fica a dica!

“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.”  1 Coríntios 10, 31

Equipe Mais de Deus