O Papa Francisco, em meio à crise causada pela pandemia do Coronavirus, convocou para esta Sexta-feira, um momento especial de oração que se dará na Praça de São Pedro. Na ocasião o Papa, irá até o átrio da Basílica de São Pedro para:

  • Proclamar a palavra de Deus,
  • Adoração ao Santíssimo Sacramento e
  • Dará a Bênção Urbi et Orbi (a cidade e ao mundo) extraordinária

A decisão do Papa Francisco, como líder de nós católicos, é um alento para nortear os fiéis do mundo que vivem em meio a uma quarentena; num esforço do santo padre para nortear os católicos, como direcionar os padres no mundo todo que tem também se dedicado a guiar os fiéis através das redes sociais.

Agende aí:

  • Dia: 27 de março – sexta-feira
  • Horário: 18hs (Itália) 14 horas (Brasil)
  • Local: Átrio da Basílica de São Pedro
  • Evento: sem público.

O papa que prometeu a bênção Urbi et Orbi, a fará de modo extraordinário, já que a benção é normalmente concedida apenas no dia 25 de dezembro e no Domingo de Pascoa. Essa benção papal é tão importante que o Papa Francisco solicitou que fosse retirado da Igreja de São Marcelo al corso, o crucifixo que ele mesmo havia visitado em 15 de março.

O crucifixo em questão é muito venerado em Roma desde 1519, quando permaneceu ileso em um grande incêndio que destruiu a igreja no centro de Roma. Mas a história do crucifixo está além do incêndio:

A Peste Romana de 1522

No ano de 1522, uma terrível peste atingiu violentamente a cidade de Roma. Todos achavam que iam morrer. Desesperados, os frades Servos de Maria decidiram levar o crucifixo em procissão penitencial da igreja de São Marcelo até a Basílica de São Pedro.

As autoridades, temendo o risco do contágio, quiseram impedir a procissão. Mas o desespero coletivo falou mais alto e a imagem de Nosso Senhor foi levada pelas ruas da cidade, sob forte aclamação popular. A procissão durou 16 dias e percorreu toda a região de Roma. Quando o crucifixo regressou à sua origem, a peste já tinha cessado por completo.

Equipe Mais de Deus

Fontes: Frei Rinaldo, osm

Leia também: