Pessoa-orando-3Muitas pessoas lutam por mudanças, querem reconstruir vidas, reescrever suas histórias, ou como se diz nos dias atuais, dar um UP na vida.

No entanto, uma coisa é muito nítida, todas as pessoas querem tudo muito rápido, querem fazer da mesma forma como se faz para esquentar uma comida – coloca no micro-ondas.

No entanto as coisas não são bem assim, existem coisas que requerem tempo e não são da noite para o dia, nem se organizam num instante, precisam passar por processos. E elas se esquecem que: “Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo do céu” Eclesiastes 3, 1
E ainda mais quando dependem de Deus, elas requerem que estejamos sujeitos a Ele. E definitivamente Deus não conhece o aparelho de microondas.  A maioria das coisas ele faz em “banho-Maria”. No entanto, percebemos que muitas pessoas não estão dispostas a se sujeitarem a Deus e muito menos a esperarem o tempo dele, agem como se Ele devesse estar sujeitado a elas. São inúmeras as pessoas que dizem:

  • “Eu faço do meu jeito”,
  • “Eu tenho o meu jeito”,
  • “Tem coisas que eu procuro fazer do meu jeito”

É muito logico que na relação com Deus, cada um tenha uma particularidade, um jeito, uma maneira carinhosa de se dirigir a Deus; todavia, na busca por uma vida boa e bem vivida, não existem inúmeras práticas, existe a pratica certa e a errada:

  • Práticas que apressam os resultados,
  • Práticas que atrasam as conquistas e
  • Práticas que não surtem efeito algum.

O que demos o nome de práticas, podemos muito bem também chamar de oração, assim vamos deixar tudo mais claro:

  • Práticas ou orações que apressam os resultados – são aquelas feitas com um coração aberto e sincero, onde a pessoa tem desenvolvido uma relação de amizade e intimidade com Deus
  • Práticas ou orações que atrasam as conquistas: são aquelas que não tem constância, a pessoa ora um dia bem e depois nem mais fala com Deus por dias, não tem perseverança, não gera intimidade
  • Práticas ou orações que não surtem efeito algum: são todas aquelas atitudes de oração de quem diz que ora mas na verdade fala com Deus por puro interesse e para satisfazer suas vontades partindo de um coração egoísta, que pensa que Deus é alguém a sua disposição.

 

O segredo das vitorias e das conquistas espirituais está em fazer tudo em conformidade com Deus, sendo bom, refletindo sempre, aprimorando sempre e se perguntando: O que Jesus faria no meu lugar?

Acima de tudo o mais difícil para conquistar essa vida de oração que surta efeito é a perseverança e a pratica da oração propriamente dita. Essas duas ações são essenciais para se aprimorar uma vida de oração saudável.  Dentro em breve, teremos algo que vai ajudar todos aqueles que querem consolidar uma pratica de oração verdadeira e constante, mas não conseguem. Um método comprovado que demonstrou ser útil por quem fez.

Por ora, lembre-se a oração não requer muitos enfeites o mais importante é ser você mesmo.

Ricardo Mari – Equipe Mais de Deus

Leia também: