A poucos dias das eleições presidenciais começa a surgir uma pesquisa atrás da outra na tentativa de traçar o perfil da disputa pelo palácio do planalto. O que caminha para uma disputa de segundo turno entre Bolsonaro contra Haddad.

Eleições-2018-bolxHad

Porém, tudo pode mudar, já que uma tendência vem tomando corpo, mais que um voto no melhor, o candidato de direita, Jair Bolsonaro, vai se acentuando e conquistando dia a dia mais pontos nas pesquisas de intenção de voto. Alguns pesquisadores políticos, tem alertado para uma situação nova que é mais do que um voto de protesto e sim um “voto contra o sistema” o que traduzindo em poucas palavras seria:

  • Um voto contra a velha política e contra o PT

Parece que a grande maioria está cansada de tudo o que tem acontecido nos últimos anos no que se diz respeito a política nacional. Então assumir um voto útil, parece assumir uma nova oportunidade de mudança dos que estão cansados de promessas e mais promessas. Assim, vamos vendo uma polarização da direita contra a esquerda.

Mas o que é o voto útil?

Voto útil é o voto que foge dos ideais e que tem como finalidade eleger um determinado candidato e tirar votos de outro.

Em uma das pesquisas divulgadas nessa semana o panorama político se mostra assim:

 

COLOCAÇÃO CANDIDATO PERCENTUAL
01 Jair Bolsonaro – PSL 32%
02 Fernando Haddad – PT 22%
03 Ciro Gomes – PDT 10%
04 Geraldo Alckmin – PSDB 08%
05 Marina – REDE 04%
06 Amoedo – NOVO 03%
07 Meireles – MDB 02%

 

Estamos atento nesta corrida presidencial que vai se desenrolando totalmente nova inclusive com a mudança de lado de vários candidatos a governador de vários Estados que vem deixando as orientações partidárias e declarando voto ao candidato Jair Bolsonaro.

Referencia: Ibope e data folha

Equipe Mais de Deus