Você não leu nada errado, hoje 07 de janeiro os cristãos do oriente e países do leste europeu celebram o nascimento de Jesus. Para eles o Natal é diferente do ocidente, tudo isso pelo fato do Imperador Júlio Cesar, ter instituído um calendário diferente no ano 45 A. C.

Já os católicos e os cristãos do ocidente seguem o calendário gregoriano, que foi proposto pelo Papa Gregório em 1582 com a Bula Inter gravíssimas

Todas as igrejas que seguem o calendário juliano têm nesta terça-feira, 07/01/2020, a sua celebração natalícia; assim, no dia 6 de janeiro, acontece a vigília de Natal para as Igrejas ortodoxas, marca a Epifania, festa cristã que comemora a manifestação de Jesus Cristo como Deus encarnado, que é celebrada por sua vez em 19 de janeiro pelas Igrejas ortodoxas.

O natal dos ortodoxos

A celebração do natal no oriente acontece precedida de um jejum de 40 dias, essa data que é celebrada é equivalente ao 25 de dezembro graças ao calendário juliano. Os cristãos sabem que essa data não é a verdadeira, mas a celebram porque os primeiros cristãos aproveitaram da data paga do solstício de inverno (celebração do deus sol) para celebrar o nascimento daquele cuja a luz é maior do que o sol – Jesus.

Assim, se ainda neste dia alguém lhe deseja feliz natal, não estranhe, pois hoje ainda é Natal

Feliz Natal e muitas bênçãos!

Equipe Mais de Deus

Leia também: