maanasa-2“Eu quero impactar o mundo”. A frase não é de nenhum grande cientista e muito menos de um grande empresario mas sim de uma adolescente americana de 13 anos.

O nome dela é Maanasa Mendu, sua ideia teve início quando da sua última viagem a Índia para visitar seus familiares por conta da dificuldade que eles têm com os inúmeros apagões que acontecem naquele país.

Em entrevista Maanasa explicou como funciona sua invenção: “o equipamento absorve a energia que está ao nosso redor para criar energia limpa”. O dispositivo se chama Harvest (colheita) e funciona como se fosse uma folha com pequenas células solares, que capta a energia do vento e do sol.

maanasa-3Graças a um material piezoelétrico, a eletricidade é gerada proveniente de uma força mecânica que  acoplada ao aparelho gera uma energia motora.

Com um investimento definitivamente baixo e um equipamento muito simples a garotinha provou que é possível gera energia gastando irrisórios R$ 16,00. Com a ideia de impactar o mundo através de sua invenção Maanasa pretende investir o prêmio da sua invenção, US$ 25 mil dólares (cerca de 78 mil reais) para desenvolver sua invenção, transformando o aparelho feito com peças de material reciclável, em dispositivo  com maior duração, a fim de que o mesmo possa ser comercializado. A ideia não é nenhuma grande descoberta, mas sim a boa vontade de alguém que quer ajudar pessoas a terem uma vida mais digna em suas casas.

Fontes:

  • Site: Yound Scientist Challenge, youtube
  • Fotos: youtube