Aa manchas de óleo que atingiram o Nordeste brasileiro desde o início de setembro agora atingem 9 estados da região e que atingiram cerca de 60 municípios. Totalizando até agora 124 praias atingidas pelas manchas de óleo. O incidente teve início no dia 02 de setembro, nas cidades de Ipojuca e Olinda no Estado de Pernambuco.

Veja no mapa do IBAMA aonde estão as LOCALIDADES AFETADAS

A origem do óleo

Ainda não se sabe direito a origem do óleo que atingiu o nordeste brasileiro, porem já se sabe que é óleo cru. E a Petrobras negou que seja óleo produzido por ela. Suspeita-se que o óleo possa ter sido despejado por algum navio petroleiro.

Assim, pode se dizer que não é um derivado de óleo ou composto do mesmo, e sim, material que deveria ser levado a alguma refinaria.

A possibilidade mais crível é de que algum navio tenha realizado a limpeza de seus tanques em alto mar e o material fora trazido para a costa brasileira através de alguma corrente marítima. Que caso se confirme, está totalmente inadequado com os padrões ambientais que preveem que o material seja descartado em portos por meio de empresas capacitadas para a retirada e destino do material.

Animais atingidos

animal capturado coberto com o óleo

Ainda não se tem uma dimensão do estrago que o vazamento possa ter causado a vida marítima, mas já se sabem através de fotos que alguns animais foram encontrados sujos pelo óleo cru que atingiu as praias do litoral nordestino.

Como na foto em que uma tartaruga é resgatada com o corpo totalmente envolvido com o óleo cru.

Cuidados para quem tiver contato

Caso alguém tenha contato com o material, orientasse que a retirada do produto da pele seja em primeiro lugar feita com óleo de cozinha e gelo e depois de retirado, aplicara agua e sabonete neutro.

Em nenhum momento deve se por parte das pessoas que tiveram contato com o material, levar suas mãos a boca ou aos olhos.

Equipe Mais de Deus