88---Cava-dei-TirreniO milagre eucarístico de Cava dei Tirreni faz parte dos milagres onde a benção do Santíssimo Sacramento evitou ou deteve uma grave tragédia anunciada.

A cidade de Cava de Tirreni é um município da província italiana de Salerno que em 2018 possuía uma população de cerca de 53.200 pessoas.

No mês de maio do ano de 1656, aconteceu em Nápoles uma terrível epidemia de peste ocasionada pela invasão dos soldados espanhóis provenientes da Sardenha.

A epidemia em questão matou cerca de 240 mil pessoas, quase 60% do Reino de Nápoles (o Reino possuía cerca de 450 mil pessoas).

88---Cava-dei-Tirreni---ação-de-graças-1656

Ação de Graças após a peste, 1657, (Micco Spadaro) Museo di San Martino, Nápoles .

A epidemia rapidamente se expandiu por aldeias e vilarejos e chegou até a cidade de Cave dei Tirreni. Foram milhares de vítimas, seja na cidade, seja no campo. Assim, Dom Paolo Franco foi um dos poucos habitantes que se salvou do terrível contagio da peste, e inspirado pelo Senhor, desafiando todos os perigos, convocou a população, convidando-a a participar de uma procissão reparadora até ao monte Castelo, situado a poucos quilômetros de distância.

Quando chegaram ao cume do monte, Dom Franco abençoou Cave dei Tirreni, com o santíssimo Sacramento. A peste acessou milagrosamente e, ainda hoje, todos os anos no mês de junho, a população de Cave promove procissões solenes em memória do Prodígio. Procissao esta que se mantem desde o ano de 1657, quando aconteceu uma missa em Ação de Graças pela libertação da peste (ver quadro “Ação de Graças após a peste”).

Equipe Mais de Deus

Referencias:

  • Livros: O milagre e os Milagres Eucarísticos
  • Sites: The real presence

Veja também: