O Milagre Eucarístico de Eten ocorreu no ano de 1649, na cidade peruana de Porto Eten, um distrito do Peru, pertencente ao departamento de Lambayeque, e localizado na província de Chiclayo.

Eten01

Na ocasião, tivemos a primeira aparição:

Primeira aparição
Eten04A primeira aparição da imagem do Divino Menino no Santíssimo Sacramento ocorreu na noite do dia 2 de junho de 1649.

Enquanto se rezava as vésperas durante a Adoração do Santíssimo, por ocasião da festa de Corpus Christi. No final da Adoração, o frei franciscano Jerônimo da Silva Manrique estava colocando o Ostensório no Tabernáculo quando de repente, se deteve.

Na Hóstia havia aparecido o rosto resplandecente de um Menino de cabelos compridos e castanhos cacheados que mais pendiam para o ruivo e que brilhavam como o sol. O menino estava vestido com uma linda túnica avermelhada e adornada nas barras.

Na ocasião, todos os fiéis que estavam na igreja puderam presenciar a mesma e magnifica visão relatada pelo frei Jerônimo.

Segunda aparição
eten05Dias depois, no dia 22 de julho do mesmo ano, durante as festividades de Santa Maria Madalena, padroeira da cidade, ocorreu uma segunda aparição. De acordo com o testemunho de Frei Marcos Lopez, superior do convento de Chiclayo, durante a exposição do Santíssimo Sacramento estavam presentes os padres Tomas de Reluz, Jerónimo de Silva, Marcos Lopes e Antonio Crespo.

Assim, quando os 4 padres e o povo presente se ajoelharam para a adoração que “o Divino Menino Jesus, apareceu de novo na Hóstia vestido com uma toga violeta. Debaixo da toga, ele vestia uma camisa que cobria a metade do corpo, de acordo com os costumes indígenas.”

Ficando claro que com esse sinal o Divino Menino queria identificar-se com os habitantes mochicas de Puerto Eten e, assim demonstrar-lhes o Seu grande amor.

Durante a aparição, que durou mais ou menos 15 minutos, muitas pessoas viram na Hóstia três pequenas flores brancas unidas entre si. Elas simbolizavam as três pessoas da Santíssima Trindade: o Padre, o Filho e o Espírito Santo, presentes na Hóstia Consagrada.

Essa aparição foi grandemente comentada por todo o Peru, a tal ponto que ainda hoje, passados mais de 350 anos, a festa do Menino Milagroso de Eten continua atraindo milhares de fiéis.

Milagres

Eten03Um dos milagres do Menino Jesus foi que sendo invocado por um dos seus devotos, que estava em um veleiro em alto mar, o mesmo foi salvo do naufrágio. Assim, em agradecimento por tamanha graça alcançada, este devoto prometeu construir uma Capela em honra ao Menino do Milagre, e no ano de 1778 finalizou sua empreitada.

Quando esta capela ficou pronta pessoas começaram a edificar suas casas ao redor da pequena capela, até que uma inundação causou uma grande perda ao pequeno povoado e diante de tamanha destruição causada a capela a mesma precisou ser mudada de lugar.

Como suas casas eram de adobe e cana, elas desmoronaram, infelizmente não puderam sair dessa área e, por causa desse fenômeno, foram enterradas, no momento em que restos humanos foram encontrados ao redor desta capela.

O atual santuário foi batizado de Divino Menino do Milagre e recebe constantemente visitas das pessoas da cidade de Eten, bem como de pessoas de outras localidades peruanas e até mesmo de outros países. Assim, a festa em comemoração desse acontecimento começa no dia 12 de julho com a trasladação da imagem do Menino Milagroso do seu Santuário ao Templo da Cidade de Eten e termina no dia 24 de julho.

Vídeo sobre o Santuário del Niño del Milagro:

Equipe Mais de Deus

Referencias:

  • Livros:
  • Sites: The real presence

Veja também: