Cidade-de-Tumaco

Cidade de Tumaco na atualidade

O milagre eucarístico de Tumaco (Colômbia), não está diretamente ligado a transformação material e substancial da Hóstia consagrada, mas sim de sua utilização na supressão de uma catástrofe iminente.

Eram 10hs da manhã do dia 31 de janeiro de 1906, quando um terremoto abalou a costa do pacifico e a pequena ilha colombiana de Tumaco, com duração de cerca de 10 minutos. Assustados os moradores se dirigiram a porta da igreja de Santo André e suplicaram ao pároco, Padre Gerardo Larrondo e ao Padre Julián que organizassem imediatamente uma procissão com o Santíssimo Sacramento. Na ocasião era possível ver uma parede de água que se formava próximo a praia da cidade, o tsunami estava a poucos quilômetros. O mar estava entrando na costa, já tinha avançado um quilômetro e meio, formado uma grande montanha de água e coberto uma parte da praia.

Igreja-Santo-Andre

Igreja de Santo André de Tumaco (na época do milagre)

Padre Gerardo, assustado, consumou imediatamente todas as Hóstias consagradas da píxide, conservando apenas a Hóstia Magna. Dirigindo-se ao povo exclamou “Vamos, meus filhos, vamos todos à praia e que Deus tenha piedade de nós!”

Sentindo-se seguros com a presença de Jesus Eucaristico, todos marcharam aos prantos e aclamando a Deus. Assim que o Padre Larrondo chegou na praia com o Ostensório na mão foi corajosamente em direção à orla e quando a onda estava aproximando-se, com as mãos firmes e o coração pleno de fé levantou a Hóstia Consagrada na frente de todos e traçou no ar o sinal da cruz; foi um momento de grande solenidade! A onda avançou só um pouquinho e antes que o padre Larrondo e o padre Julián, que estava ao seu lado, percebessem o que tinha acontecido, a população, comovida e atônita gritou: “Milagre, Milagre! ”

A onda que ameaçava destruir a ilha de Tumaco foi detida por uma força invisível e começou a retroceder. O mar foi retornando ao seu estado normal e os moradores de Tumaco foram tomados por uma euforia e alegria incontroláveis porque Jesus Sacramentado lhes salvou da morte. Todos desde crianças até os mais velhos, agradeciam fervorosamente ao Senhor e falou-se muito do Milagre de Tumaco em todo o mundo, tanto assim que o Padre Larrondo recebeu muitas cartas, inclusive vindas da Europa, com pedidos de orações.

Equipe Mais de Deus

Referencias:

  • Livros: O milagre e os Milagres Eucarísticos
  • Sites: The real presence

Veja também: