Literalmente falando, ser como São José não é nada fácil, não era fácil naquela época e não será fácil nos dias de hoje, mas certamente algo será impagável para quem tentar se apropriar de algumas características de Jose: a certeza de que está fazendo por Deus e para Deus!

A figura de José é exemplar, e nele encontramos qualidades que certamente agradaram o coração de Deus e que fizeram com que Deus se revelasse a José; vejamos o evangelho de São Mateus 1, 18-25:

01 – UM HOMEM VIRTUOSO:

 “18.Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo.

Encontramos aqui o compromisso de Maria para com José, eram compromissados e não moravam juntos e nem coabitavam o que leva a entender pelo uso da palavra que também não mantinham relações

02 – UM HOMEM HONRADO:

19.José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente.

Para que Maria não fosse criticada e muito menos recebesse qualquer tipo condenação ele iria ter sua imagem arranhada.

03 – FOI DIGNO DE RECEBER UMA EXPLICAÇÃO:

20.Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo.

Os planos de Deus são perfeitos e nunca deixa de lado um dos seus, ainda que a situação esteja complicada e não seja aparentemente possível visualizar uma saída, Deus está sempre por perto. Deus não tem obrigação de dar explicação do que quer ou do que vai fazer, todavia compartilha e avisa os seus.

04 – FEZ DE JOSÉ PARTE DO SEU PLANO:  

21.Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados.

Deus fez de José parte do seu plano, por que encontrou em José alguém de confiança, um homem cheio de honradez e digno de respeito.

 22.Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta: 23.Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel (Is 7, 14), que significa: Deus conosco.

05 – UM HOMEM RESPONSÁVEL

Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa.

José assumiu a paternidade de Jesus, e se tornou guardião e protetor do filho de Deus, não era um guerreiro, não era um poderoso rei; mas era alguém onde Deus encontrou confiança e certamente temente a Deus.

25.E, sem que ele a tivesse conhecido, ela deu à luz o seu filho, que recebeu o nome de Jesus”.

Ao vermos um pouco da vida de José, notamos claramente o como Deus valoriza a idoneidade de um homem e como ele o retribui e confia mais em quem é fiel no pouco… Assim, se queremos um exemplo bíblico para moldar nossa vida, José (o pai de Jesus) é certamente alguém que podemos nos pautar e seguir.

Assim, é fundamental para agradar o coração de Deus algumas atitudes que encontramos em Jose:

  • Fé profunda e inabalável,
  • Temor a Deus,
  • Respeito às leis de Deus,
  • Respeito as coisas de Deus,
  • Humilde,
  • Honrado,
  • Responsável,
  • Obediente e
  • Piedoso.

Não listamos todas, mas apenas algumas que são fundamentais. Comece por estas e veja o que Deus pode fazer em sua vida.

Equipe Mais de Deus