Edwin-HawkinsO musico de 74 anos, faleceu nesta segunda-feira (15) em Peasanton, Estado da Califórnia, vitimado por um câncer no pâncreas.

Lider do grupo vocal “The Edwin Hawkins Singer”, ele foi considerado se não o maior, um dos maiores músicos do gospel americano.  Edwin ficou famoso ao interpretar a música “Oh Happy Day, à qual conquistou um grammy de melhor performance gospel no ano de 1969.

No brasil a música e até mesmo versões da mesma, já foi tocada em inúmeros eventos religiosos, sendo utilizada inclusive em vários comerciais que buscavam alentar a felicidade. Assim, o mesmo já foi visto em campanhas de margarina e automóvel.

Edwin em sua interpretação original da canção:

 

Oh Happy Day

A música “Oh Happy day”, foi escrita por volta da metade do Século XVIII, por Phillip Doddridge (clérigo inglês) com o nome de “Oh happy day, thar fixed my choice”, cuja tradução é “oh que dia feliz em que fiz a minha escolha”. A canção tem base em uma melodia existente desde 1704 de J. A. Freylinghausen.

A música teve grande aceitação e na época, sua utilização era comum em cerimonias de batismo e crisma, tanto no Reino Unido como nos Estados Unidos. Mas foi no final da década de 60, que a música, “Oh happy day”, ganhou uma conotação ainda maior depois da sua regravação e novo arranjo imposto por Edwin, sendo considerada por muitos como um hino da felicidade americana.

Equipe Mais de Deus