Também chamado de dia dos fieis defuntos ou dia dos mortos, o dia de finados é celebrado no dia 02 de novembro pela Igreja Católica Apostólica Romana, além das igrejas Ortodoxas, Luteranas e Anglicanas.

Cronologicamente é possível apontar alguns fatos importantes:

  • Século II – era comum que alguns cristãos visitassem os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram.
  • Século V – a igreja passou a dedicar um dia do ano para rezar pelos mortos, e recordar os entes queridos no esquecimento.
  • Século 10 – o abade Odilo de Cluny, em 998, pedia aos monges que orassem pelos mortos.
  • Século XI – os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos.
  • Século XIII – o dia 02 de novembro torna-se a data oficial para celebrar os fiéis defuntos, já que o dia 01 de novembro era celebrada a festa de todos os santos.

Assim, oramos pelos mortos nesta tradição milenar suplicando que Deus os receba em sua misericórdia e nos colocamos como que na brecha entre Deus e a pessoa como está escrito em Ezequiel 22, 30: “Tenho procurado entre eles alguém que construísse o muro e se detivesse sobre a brecha diante de mim, em favor da terra, a fim de prevenir a sua destruição, mas não encontrei ninguém.” Assim, oramos e intercedemos na intenção dos nossos entes queridos.

Equipe Mais de Deus