O muro de Berlim, era também apelidado de muro da vergonha, ou cortina de ferro, mesmo que o termo cortina de ferro se designasse ao pacto de Varsóvia. Ele dividia a cidade de Berlim ao meio e era o símbolo da divisão do mundo em dois blocos:

  • Socialista – comunista e
  • Capitalista.
Início da construção do muro de Berlim

Foi construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, bem depois da divisão do Alemanha entre as partes vitoriosas da 2ª grande Guerra Mundial, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Este muro era patrulhado por militares da Alemanha Oriental Socialista, esses soldados tinham ordens de atirar e matar os que tentassem escapar; graças ao muro, dezenas de milhares de famílias berlinenses foram divididas por longos anos.

A queda quase que por acidente.

Pessoas se aglomeram ao redor do muro

Foi assim que o muro de Berlim ruim no dia 09 de novembro de 1989, quando se disse que a liberação para o ocidente seria feita “imediatamente”.

Nos anos que antecederam a queda do muro, a República Democrática Alemã ou Alemanha Oriental, enfrentava sérios problemas financeiros e crescia o número de desertores que fugiam da Alemanha através das fronteiras do sul.

Era cada vez mais difícil, para os governantes manterem as instituições políticas sobre controle já que o dinheiro era escasso e a União Soviética já não repassava os recursos indispensáveis para os regimes comunistas agregados ao Pacto de Varsóvia.  

Assim, numa época onde não existia o imediatismo da mídia e das redes sociais, assim que começaram a vazar as informações sobre a liberação das passagens, uma multidão começou a se formar no lado oriental do muro sem interpelação dos soldados.

Assim caiu o maior símbolo da divisão de um pais, foi uma noite de celebração com alemães dos dois lados celebrando e se encontrando.

A queda do muro de Berlim simbolizou o Fim da guerra fria e deu início a reunificação alemã que se consumou no dia 03 de outubro de 1990.

Equipe Mais de Deus