Pais-e-filhosA sinceridade é algo lindo numa pessoa, uma pessoa sincera é aquela que demonstra com franqueza aquilo que pensa, expondo de forma direta e sem rodeios seu ponto de vista. No entanto, em muitas vezes a sinceridade vem acompanhada de uma crítica muito dura à um filho.

Quantas vezes um (a) filho (a) faz algo errado tentando ajudar e acaba sendo taxado de incompetente ou idiota. Quantas vezes usamos de palavras duras com as crianças ou ainda exigimos atitudes maduras de quem ainda não tem maturidade para tal?

A palavra de Deus em sua sabedoria mostra como através de nosso falar podemos ser canal de graça ou de maldição na vida dos nossos filhos; visto que uma palavra mal lançada pode fazer com que cresçam de forma ainda mais inconsequente: “Assim também a língua é um pequeno membro, mas pode gloriar-se de grandes coisas. Considerai como uma pequena chama pode incendiar uma grande floresta! Também a língua é um fogo, um mundo de iniquidade. A língua está entre os nossos membros e contamina todo o corpo; e sendo inflamada pelo inferno, incendeia o curso da nossa vida.”  (Epistola de São Tiago 3, 5-6)

Semeie palavras de vida e fé na vida de seu filho e terá grandes colheitas em sua família, pois “a língua sã é uma árvore de vida; a língua perversa corta o coração.” (Provérbios 15, 4)

Assim diante de algumas situações e/ou problemas tome a melhor atitude baseada na nossa fé cristã:

PROBLEMA ATITUDE
Quando seu filho não for bem na escola Motive-o
Quando ele errar ao querer ajudar Ensine-o mostrando que as coisas podem ser feitas de forma diferente
Quando ele falhar Mostre que é possível recuperar o que se perdeu
Quando ele estiver derrotado Ensine-o a aprender com a perda
Quando algo der errado Inspire-o a tentar novamente
Quando ele estiver desmotivado Valorize-o

Lembre-se que “uma resposta branda aplaca o furor, uma palavra dura excita a cólera”. (Provérbios 15, 1)

Pai-e-filhoTransforme e influencie consideravelmente o futuro do seu filho sendo para ele um verdadeiro exemplo a ser seguido de modo que ele queira imita-lo (a) quando crescer sendo:

  • Exemplo de cristão
  • Uma inspiração
  • Verdadeiro e honesto
  • Uma fonte de motivação
  • Amigo para toda a hora

Quando um filho/uma filha presencia o exemplo improprio de um pai ou uma mãe ele levará isso adiante e dificilmente terá uma vida honrada, mas quando ele absorve exemplos e atitudes honradas a probabilidade de se tornar uma pessoa de princípios e caráter aumenta consideravelmente.

É nas pequenas atitudes, que se solidificam o caráter dos grandes homens e das grandes mulheres do futuro

Pense bem em como você está influenciando a vida dos seus filhos!

Equipe Mais de Deus