"Nascimento de Cristo", tot Sint Jans Geertgen, (1490)

“Nascimento de Cristo”, tot Sint Jans Geertgen, (1490)

O Natal é umas das maiores festas do cristianismo junto com a pascoa e pentecostes. A bíblia relata o nascimento de Jesus nos evangelhos canônicos que são aceitos pelas igrejas cristãs.

Os evangelhos canônicos narram que Jesus nasceu de uma virgem chamada Maria e foi concebido pelo poder do Espírito Santo, esses relatos encontram-se nos evangelhos de São Mateus 1, 18-25; e também no de São Lucas 2, 4-16.

A celebração do Natal foi instituída pelo papa Júlio I, ao decretar que o Natal fosse comemorado a partir do ano 350 DC e o mesmo foi oficializado no ano 354

O que significa a palavra Natal?

A palavra Natal tem sua origem no Latim – Natalis  – e significa Dia do nascimento.

Qual a importância real do nascimento de Cristo?

O nascimento de Jesus (3º Mistério Gozoso do Rosário) é o fato mais importante da história humana, através dele se cumpre a profecia de Isaías (ver Quem é Jesus?). A festa da natividade de Jesus Cristo é tão importante que em muitos países se decreta feriado nacional no dia 25 de dezembro para os cristãos do ocidente e 07 de janeiro no Oriente.

No ocidente o natal é antecedido de um tempo litúrgico chamado advento em que consiste de 4 semanas antecessoras a data natalícia. O nascimento de Jesus é tão relevante que a civilização ocidental se divide em Antes e Depois de Cristo.

adoracao-do-pastores

“Adoração dos pastores” (1622), Gerrit van Honthorst

Qual a data real do nascimento de Cristo?

A bíblia não menciona a data de nascimento de Jesus Cristo, todavia ante os acontecimentos descritos em Lucas 2, 8-9; um deles merece nossa atenção: “Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor.”

Diante desse fato, e como o mês de dezembro é um tempo onde as temperaturas começam a cair no hemisfério norte (é a transição do outono para o inverno), e normalmente faz muito frio na região de Belém (por ser uma terra árida costuma esquentar durante o dia e esfriar muito a noite), nos permite dizer que Jesus não nasceu em dezembro.

Saiba também os motivos Por que se comemora o nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro?

Referências:

  • Fotos: Artbible
  • Livros: Bíblia Católica, Catecismo da Igreja Católica e Youcat
  • Sites: wikipédia e Artbible

Veja também: