Frei-DamiãoNoticia vinculada em páginas católicas e em especial da Ordem dos Capuchinos em que o Papa Francisco reconheceu um milagre por intercessão do Venerável Servo de Deus, Frei Damião de Bozzano, sacerdote da Ordem dos Frades Menores Capuchinos.

A decisão de tornar Damião venerável foi tomado em 06 de abril deste ano, por decreto do Papa, após indicação da Congregação da Causa dos Santos.

Nascido em Bozzano, Itália, Frei Damião como é conhecido no Brasil, foi um missionário radicado no Brasil desde 1931, onde atuou por cerca de 66 anos na assistência dos pobres e as Santas Missões, principalmente na cidade de Recife, onde residia.

Faleceu em 31 de maio de 1997, depois de uma vida dedicada aos pobres do Nordeste, região por onde andava e na qual se dedicou em peregrinações por diversas cidades, realizando batismos, casamentos, confissões e aconselhando o povo. Frei Damião ocupou-se em disseminar “as santas missões”  pelo interior do Nordeste. “As santas missões” eram um tipo de cruzadas missionárias, de alguns dias de duração, pelas cidades nordestinas. Nessas ocasiões, era armado um palanque ao ar livre com vários alto-falantes onde o frade transmitia os seus sermões.

Confessor por excelência

Quando perguntado sobre os objetivos de suas “santas missões” aos sertanejos, o frei respondia que um dos objetivos era “livrá-los do Demônio, que queria afastá-los da Igreja e fazê-los abraçar outro credo. Por isso, era comum ver o frei dedicar um dia ou mais das missões para atender confissões por mais de 12 horas seguidas, motivo pelo qual adquiriu uma deformação na coluna.

A beatificação de Frei Damião

Aberto no ano de 2003, quando a igreja o reconheceu como Servo de Deus, o processo de beatificação de Frei Damião é recente e desde o ano de 2012 está sob os cuidados da Congregação da Causa de todos os Santos que estuda o caso.

Agora se aguarda mais um milagre para que o frei italiano, mais brasileiro seja beatificado e por consequência elevado a honro dos atores como Santo de Deus.

Equipe Mais de Deus