Papa-Francisco-5-EMFNa linda festa preparada para o Encontro Mundial das Famílias, neste domingo 26/08 o Papa Francisco foi acolhido por milhares de pessoas. O tema do encontro deste ano foi: “O Evangelho da Família: alegria para o mundo”. Lembrando que a beleza do evangelho deve superar todos os ventos contrários do mundo.

Francisco não escondeu o embaraço que era enfrentar o problema dos abusos cometidos pelo clero local e diante de um estádio lotado, lembrou de “São Columbano, que, com o seu pequeno grupo de companheiros, levou a luz do Evangelho às terras da Europa numa época de obscuridade e decadência cultural. O seu extraordinário sucesso missionário não se baseara em métodos táticos ou planos estratégicos, mas numa humilde e libertadora docilidade às sugestões do Espírito Santo.”

Clique e leia a “Homilia completa do Papa Francisco no Encontro Mundial das Famílias”. 

O Papa lembrou também da necessidade de acolher os migrantes e lembrou de “como é doloroso suportar a desilusão, a rejeição ou a traição”!

No entanto, no ato penitencial o Papa não teve como não tocar no assunto que o acompanhou durante os dias em que esteve em solo irlandês e mais uma vez pediu perdão pelos religiosos e religiosas que desviaram-se do pastoreio correto e também dos que permaneceram em silêncio diante de tanta conivência das autoridades eclesiásticas. Para se ter uma ideia do constrangimento papal mais de 14.000 pessoas foram vítimas de abusos sexuais por membros do clero católico de 2002 para cá.

Papa-Francisco-3Mesmo diante de tamanha festa era difícil para o papa esconder o constrangimento em estar naquela festa irlandesa; no entanto, Francisco enfrentou com coragem, força e destemor as cobranças sempre presentes na viagem papal.

No final da Santa Missa, o card. Kevin Farrell, anunciou que a cidade de Roma (Itália) será sede do próximo Encontro Mundial da Família em 2021.

Equipe Mais de Deus

Leia também: