O batismo de Jesus!

Batismo-de-Cristo-1481-1483.-Por-Perugino

O Batismo de Cristo (1481-1483) Perugino, na Capela Sistina, Vaticano.

Jesus foi batizado aos 30 anos, por João Batista no rio Jordão. Joao o filho de Isabel e Zacarias era “uma voz a clamar no deserto: Traçai o caminho do Senhor, aplanai as suas veredas (Ml 3,1; Is 40,3). (Evangelho de São Marcos 1, 2) Ele era o profeta do deserto, “João andava vestido de pêlo de camelo e trazia um cinto de couro em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre (Evangelho de São Marcos 1, 6) Ele denunciava os pecados, chamava o povo a conversão e anunciava a vinda do messias e dizia: “Depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado.”  (Evangelho de São Marcos  1, 7)

Por ser o filho de Deus e, sendo também Deus, Jesus era isento do pecado e o batismo ministrado por João Batista não era necessário, pois “João Batista apareceu no deserto e pregava um batismo de conversão para a remissão dos pecados. E saíam para ir ter com ele toda a Judeia, toda Jerusalém, e eram batizados por ele, confessando os seus pecados”. (Evangelho de São Marco 1, 4-5.). Uma multidão de pecadores, publicanos e soldados, fariseus e saduceus e prostitutas ‘vinham’ fazer-se batizar por ele. (CIC 535)

Mas Jesus? Que pecado ele tinha?

João sabia quem era Jesus, o filho de Maria (prima de sua mãe Isabel), era um homem bom e trabalhador e que sobre ele estava a graça de Deus. No entanto, um certo dia “Jesus, veio da Galileia ao rio Jordão até João, para ser batizado por Ele. João, porém se opunha, dizendo: “Eu é que devo ser batizado por ti e tu vens a mim!” (Evangelho de São Mateus 3, 13-14)

Por que Jesus foi batizado?

Foi após o seu batismo que a vida pública de Jesus teve início. O batismo no Jordão serviu para apresenta-lo, já que não tinha pecado e João sabia disso. Assim, diante da indecisão do Batista Jesus responde: “Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa”. Então, João cedeu.*  (Evangelho de São João 3,15)

Baptism-of-Christ-(1625),-Pieter-de-Grebber

O batismo de Cristo (1625) Pieter de Grebber

Assim, através do batismo, destacamos 4 acontecimentos importantes relacionados a Jesus:

01 – Jesus foi reconhecido publicamente

Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus. E do céu baixou uma voz: “Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição”. (Evangelho de São Mateus 3, 16-17

O pai fez as honras e apresentou aos presentes o seu filho, testificando assim publicamente a vida ministerial de Jesus.No Batismo de Jesus, ‘abriram-se os Céus (São Mateus,16) que o pecado havia fechado (CIC 536)

O próprio João havia dito no Evangelho de São João 1, 32:  “Eu não o conhecia, mas, se vim batizar em água, é para que ele se torne conhecido em Israel”.

 

02 – Jesus foi identificado

Avisado anteriormente, João Batista reconheceu o sinal ‘da pomba’ relatados no Evangelho de São João 1, 32-34:  “(João havia declarado: Vi o Espírito descer do céu em forma de uma pomba e repousar sobre ele.) Eu não o conhecia, mas aquele que me mandou batizar em água disse-me: Sobre quem vires descer e repousar o Espírito, este é quem batiza no Espírito Santo. Eu o vi e dou testemunho de que ele é o Filho de Deus.

 

Baptism-of-Christ-(1655),-Murillo

O Batismo de Cristo (1655) Murillo

03 – Jesus deu início ao seu ministério

O batismo foi o ponto de partida da vida ministerial de Jesus que, até então, viveu uma vida discreta. A partir desse momento o mundo veria a manifestação poderosa do filho de Deus, sua força e seu poder

 

04 – Jesus deu o exemplo para nós

Ao receber o batismo de João Batista, Jesus mostrou que também nós devemos seguir o seu exemplo: convém cumpramos a justiça completa”. (Evangelhos de São Mateus 3, 15b). Ele não tinha pecado, então não precisava se arrepender e muito menos se remir, mas passou por esta etapa para que todos entendessem que deveriam se arrepender e ser batizados para receber o Espírito Santo.

O que Paulo vai dizer no livro de Atos dos Apóstolos 2, 38: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o espirito santo”.

Equipe Mais de Deus

Leia também:

 

Referências:

  • Site: http://soumaisdedeus.com.br/Mais de Deus, ArtBible
  • Livros: Bíblia Católica, Compêndio Catecismo da Igreja Católica  e  Youcat