Crucifixion-(1580-82),-Paolo-Veronese

Crucificação – (1580-82), Paolo-Veronese

Jesus tinha objetivos claros ao vir a Terra. O Catecismo da Igreja Católica, enaltece essa grandiosa missão  ao afirmar que ‘Por sua encarnação, o filho de Deus, de certo modo, se uniu a todo homem’ (CIC 521). E é essa unidade que vem trazer  o impulso para toda obra salvífica do Pai consumada no calvário.

A bíblia nos apresenta alguns objetivos de Jesus, os quais destacam claramente o significado da sua encarnação e que agora destacamos:

Veio salvar o mundo

“Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele”. (Evangelho de São João 3, 17.)

‘A morte de Jesus faz parte do mistério do projeto de Deus’ (CIC 599). Aquele que não conhecera o pecado, Deus o fez pecado por causa de nós (CIC 602). Toda a riqueza de Cristo ‘é destinada a cada homem e constitui o bem de cada um’. Ele não viveu sua vida para si mesmo, mas para nós, desde sua Encarnação ‘por nós, homens, e por nossa salvação. (CIC 519)

“Deus não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós” (Carta de São Paulo aos romanos 8, 32.)

Além de salvar os homens, primícias da criação ele veio trazer a ‘redenção universal, isto é, o resgate que liberta os homens da escravidão do pecado ‘ (CIC 601).

 

Sermão-da-Montanha-(1896),-Károly-Ferenczy

Sermão da Montanha (1896), Károly Ferenczy

Veio trazer a redenção

“Pois o filho do homem veio para procurar e salvar o que estava perdido”. (Evangelho de São Lucas 19, 10.)

Ele veio resgatar a criação por um todo, afinal até então não só o mundo estava sob o domínio do maligno mas pertencia ao mal.

Mas o mundo não era criação de Deus?

Sim o mundo era, é e será a criação de Deus! Todavia com o pecado de Adão e Eva, satanás adquiriu como que um direito de “propriedade” para governar o mundo, assim; Jesus veio mudar essa história.

 

SS - Christ Washing the Feet of the Disciples (1580), Paolo Veronese

Cristo lava os pés dos discípulos (1580), Paolo Veronese

Veio para servir

‘Tudo o que Cristo viveu foi para que pudéssemos vive-lo nele’ (CIC 521). “…o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em redenção de muitos” (Evangelho de São Marcos 10, 45)

Quando Jesus se prontificou a nos ajudar não esperou que tivesse pessoas para se sujeitarem diante dele, apenas se prontificou a fazer e em um único momento teve alguém que o serviu, no momento em que teve seus pés lavados.

 

Veio trazer vida

“Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundancia”. (Evangelho de São João 10, 10.) .Sua vinda, além de resgatar o homem da morte, trouxe a oportunidade de vida plena em Deus. Ele trouxe esperança para as pessoas. O mundo que andava nas trevas viu a luz.

 

Sermão-da-Montanha-(1481-82),-Cosimo-Rosselli

Sermão da Montanha (1481-82), Cosimo Rosselli

Veio anunciar o Reino

“É necessário que eu anuncie a boa nova no reino de Deus também as outras cidades” (Evangelho de São Lucas 4, 43.), Jesus veio anunciar a salvação a todo os povos, isso é muito claro. E essa salvação não estava resumida aos judeus, ela partiu dos judeus; já que se iniciou por intermédio de Abraão.

No entanto, se estende a outros povos, como disse Jesus em uma outra oportunidade, que tinha outras ovelhas que não estavam ali. “Tenho ainda outras olhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor”. (Evangelho de São João 10, 16)

 

Veio para aperfeiçoar e cumprir as leis

“Não julgueis que vim abolir a Lei ou os profetas.  Não vim para os abolir, mas sim para leva-los à perfeição. ” (Evangelho de São Mateus 5, 17.)  Veio aperfeiçoar as leis vigentes, mostra para as pessoas que era importante vislumbrar uma nova vida que o Pai havia proporcionado através dele.

 

Jesus-e-os-discípulos-no-mar-da-Galileia-(1833)-Carl-Oesterley

Jesus-e-os-discípulos-no-mar-da-Galileia (1833) Carl-Oesterley.

Veio trazer a verdade

O mundo vivia nas trevas, carecia de luz e principalmente da verdade. Jesus era, é e sempre será “o caminho, a verdade e a vida” (Evangelho de São João 14, 6.)

“Perguntou-lhe então Pilatos: ‘És, portanto, rei? ’ Respondeu Jesus: ‘Sim, sou rei. É para dar testemunho da verdade que nasci e vim ao mundo”. (Evangelho de São João 18, 37.)

Diferente do pai da mentira (o diabo), Jesus se prontificou a trazer a verdade que liberta o homem de todas as prisões. Ele sendo a verdade trouxe a revelação a todos os homens.

Equipe Mais de Deus

Referencias:

  • Fotos: ArtBible
  • Livros: Bíblia Católica, Catecismo da Igreja Católica
  • Site: Mais de Deus

Leia também: