O sol é a maior fonte de vitamina D

A vitamina D é muito importante para o nosso organismo, já que ela controla 270 genes, e também células do sistema cardiovascular. A maior fonte de vitamina D para os homens se dá através do sol, alguns minutos de exposição solar são responsáveis por mais de 70% da nossa necessidade de vitamina D.

Esse hormônio esteroide lipossolúvel pode ser adquirido através de alguns alimentos como peixes, ou então por meio de complexos vitamínicos utilizados para a prevenção e tratamento de várias doenças, inclusive tiveram estudos onde a Vitamina D (se mostrou forte aliada) contra o coronavirus, diz estudo da Universidade de Turim, foi grandemente divulgada.

CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE VITAMINA D:

Assim, a vitamina do sol ou vitamina D é muito útil para a prevenção e tratamento de uma série de doenças. Além de depressão e problemas ósseos, destacamos duas doenças que se aproveitam da falta de vitamina D:

Gripes e resfriados: Este benefício tem sido estudado com base em alguns problemas causados pela falta de vitamina D nas pessoas:

  • Crianças: tem mais chances de desenvolver infecções respiratórias.
  • Adultos: tendem a contrair mais resfriados e problemas no trato respiratório.

Para se ter uma ideia de quanto isso é digno de observações, uma pesquisa publicada no The American Journal of Clinical Nutrition, detectou que um grupo de crianças, de um total de 340, onde fora aplicada a ingestão de suplementos de vitamina D, o risco de contrair uma gripe caiu significativamente.

Doenças do coração: A vitamina D atua no controle das contrações do músculo cardíaco, necessárias para bombear o sangue para o corpo. Sem contar que, ela permite o relaxamento dos vasos sanguíneo e influencia na produção do principal hormônio regulador da pressão arterial, a renina.

Uma pesquisa do Harvard School of Public Health, com duração de 10 anos e com o envolvimento de 50 homens, mostrou que homens com déficit de vitamina D, eram 2 vezes mais suscetíveis a sofrer um ataque cardíaco em relação aos que recebiam a vitamina.

Sem contar que pessoas com deficiência de vitamina D, tendem ainda mais probabilidade de acumular cálcio na artéria. Aumentando consideravelmente a possibilidade de desenvolver doenças cardiovasculares como insuficiência cardíaca, derrame e infarto.

Sendo assim, a baixa ingestão de vitamina D é considerada uma grande preocupação de saúde pública em todo o mundo. De fato, estima-se que a deficiência de vitamina D afete 13% da população do mundo

BENEFÍCIOS DA VITAMINA D

Evidências recentes sugerem que a vitamina D quando em níveis adequados no organismo favorece:

  • Melhora da composição corporal;
  • Prevenção de doenças ósseas (osteoartrite, osteomalácia, osteopenia e raquitismo);
  • Regeneração muscular;
  • Estrutura cardíaca;
  • Redução de inflamações; 
  • Prevenção de autismo;
  • Tratamento da esclerose múltipla;
  • Função imunológica

Equipe Mais de Deus

Fonte: