A genealogia de Jesus ou sua árvore genealógica é a lista de pessoas que fazem parte dos seus antepassados e está descrita nos Evangelhos de são Mateus e são Lucas. Alguns estudiosos atestam que a genealogia citada em Mateus é referente a linhagem paterna, enquanto a de Lucas destaca mais a parte de Maria

Genealogia de Jesus segundo São Mateus 1, 1-17: “1.Genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2.Abraão gerou Isaac. Isaac gerou Jacó. Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3.Judá gerou, de Tamar, Farés e Zara. Farés gerou Esron. Esron gerou Arão. 4.Arão gerou Aminadab. Aminadab gerou Naasson. Naasson gerou Salmon. 5.Salmon gerou Booz, de Raab. Booz gerou Obed, de Rute. Obed gerou Jessé. Jessé gerou o rei Davi. 6.O rei Davi gerou Salomão, daquela que fora mulher de Urias. 7.Salomão gerou Roboão. Roboão gerou Abias. Abias gerou Asa. 8.Asa gerou Josafá. Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias. 9.Ozias gerou Joatão. Joatão gerou Acaz. Acaz gerou Ezequias. 10.Ezequias gerou Manassés. Manassés gerou Amon. Amon gerou Josias. 11.Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no cativeiro de Babilônia. 12.E, depois do cativeiro de Babilônia, Jeconias gerou Salatiel. Salatiel gerou Zorobabel. 13.Zorobabel gerou Abiud. Abiud gerou Eliacim. Eliacim gerou Azor. 14.Azor gerou Sadoc. Sadoc gerou Aquim. Aquim gerou Eliud. 15.Eliud gerou Eleazar. Eleazar gerou Matã. Matã gerou Jacó. 16.Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo. 17.Portanto, as gerações, desde Abraão até Davi, são quatorze. Desde Davi até o cativeiro de Babilônia, quatorze gerações. E, depois do cativeiro até Cristo, quatorze gerações”.

Ao todo no evangelho segundo São Mateus são descritos 42 antepassados de Jesus iniciando em Abraão.

Genealogia de Jesus segundo São Lucas 3, 23-38: “Quando Jesus começou o seu ministério, tinha cerca de trinta anos, e era tido por filho de José, filho de Heli, filho de Matat, 24.filho de Levi, filho de Melqui, filho de Jané, filho de José, 25.filho de Matatias, filho de Amós, filho de Naum, filho de Hesli, filho de Nagé, 26.filho de Maat, filho de Matatias, filho de Semei, filho de José, filho de Judá, 27.filho de Joanã, filho de Resa, filho de Zorobabel, filho de Salatiel, filho de Neri, 28.filho de Melqui, filho de Adi, filho de Cosã, filho de Elmadão, filho de Her, 29.filho de Jesus, filho de Eliezer, filho de Jorim, filho de Matat, filho de Levi, 30.filho de Simeão, filho de Judá, filho de José, filho de Jonão, filho de Eliacim, 31.filho de Meléia, filho de Mena, filho de Matata, filho de Natã, filho de Davi, 32.filho de Jessé, filho de Obed, filho de Booz, filho de Salmon, filho de Naason, 33.filho de Aminadab, filho de Arão, filho de Esron, filho de Farés, filho de Judá, 34.filho de Jacó, filho de Isaac, filho de Abraão, filho de Taré, filho de Nacor, 35.filho de Sarug, filho de Ragau, filho de Faleg, filho de Eber, filho de Salé, 36.filho de Cainã, filho de Arfaxad, filho de Sem, filho de Noé, filho de Lamec, 37.filho de Matusalém, filho de Henoc, filho de Jared, filho de Malaleel, filho de Cainã, 38.filho de Henós, filho de Set, filho de Adão, filho de Deus”. Aqui São Lucas descreve 56 nomes de parentes históricos de Jesus, indo até Adão.

Sendo assim, tanto José como Maria possuem a linhagem de Davi: “…e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi…” (Evangelho de São Lucas 1, 32). É importante se atentar que em uma genealogia chegamos a Davi através de Salomão e na outra através de Natã o que da distinção plena dos nascimentos de José e Maria respectivamente.

Fique por dentro nos detalhes:

O evangelho de São Mateus expressa os acontecimento referentes ao nascimento de Jesus a partir de sua genealogia:

AÇÃO

ACONTECIMENTO

LOCALIZAÇÃO NO EVANGELHO

01

Genealogia de Jesus

São Mateus 1, 01-17  (ver Qual é a Genealogia de Jesus Cristo?)

02

O anjo conforta José

São Mateus 1, 23

03

O nascimento de Jesus

São Mateus 1, 25   (ver O que é o Natal?)

 

Já no Evangelho de São Lucas encontramos uma a genealogia de Jesus no final:

AÇÃO ACONTECIMENTO LOCALIZAÇÃO NO EVANGELHO
01 O anuncio do Nascimento S. Lucas 1, 30
02 O nascimento em Belém S. Lucas 2, 07
03 O Anuncio aos pastores S. Lucas 2, 09-12. 
04 Genealogia de Jesus S. Lucas 3, 23-38  (ver Qual é a Genealogia de Jesus Cristo?)

 

Genealogia de Jesus através dos anos:

De Abraão ao Cativeiro
1800 a.C. – 600 a.C.
Cativeiro da Babilônia
600 a.C. – 537 a.C.
Do Cativeiro até Jesus
536 a.C. – ano 0
Abraão
Isaac
Jacó
Judá
Farés
Esron
Arão
Aminadab
Naasson
Salmon
Booz
Obed
Jessé
Davi
Salomão
Roboão
Abias
Asa
Josafá
Jorão
Ozias
Joatão
Acaz
Ezequias
Manassés
Amon
Josias
Jeconias

Salatiel
Zorobabel
Abiud
Eliacim
Azor
Sadoc
Aquim
Eliud
Eleazar
Matã
Jacó
José
Jesus

Ver também:

Referências:

Livros:

  • Bíblia Católica
  • Catecismo da Igreja Católica