“Ninguém alcança a vida eterna senão seguindo Jesus, carregando a própria cruz na vida terrena”.

Papa-Francisco-15

Com estas palavras o Papa Francisco exortou os fiéis neste domingo 17/03 em sua homilia quaresmal. Baseado na liturgia que juntamente com o evangelista Lucas nos mostra Jesus transfigurado sobre a montanha, que é o local da luz, símbolo fascinante da singular experiência reservada aos discípulos Pedro, Tiago e João.

Eles sobem a montanha com o Mestre, o veem imergir-se em oração e, a um certo ponto, o seu rosto muda de aparência. E ao lado de Jesus apareceram Moisés e Elias, que falam com Ele de sua morte.

Ninguém alcança a vida eterna senão seguindo Jesus

Francisco explicou que a Transfiguração se realiza num momento singular da missão de Cristo, depois de confiar aos discípulos que sofrerá, morrerá e ressuscitará no terceiro dia.

Jesus quer que saibam que este é o caminho através do qual o Pai fará alcançar a glória para o seu Filho, ressuscitando-o dos mortos. “E este será também o caminho dos discípulos: ninguém alcança a vida eterna senão seguindo Jesus, carregando a própria cruz na vida terrena. Cada um de nós tem a própria cruz. O Senhor nos mostra o fim deste percurso, que é a Ressurreição, a beleza, carregando a própria cruz.”

Alicerçados pela homilia de Francisco aprendemos neste domingo que se para chegar ao céu é necessário morrer, para se chegar preparado na pascoa e vivenciar a ressurreição de Cristo em nossas vidas é fundamental mergulharmos na quaresma. E isso significa vigiar, rezar; imagine quantas coisas aconteceram na transfiguração e os discípulos perderam porque cochilaram: Lucas 9, 32 “Pedro e os companheiros estavam com muito sono. Ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele”.

Assim, sem a quaresma e todas as suas reflexões, meditações, evangelhos, e sua proposta de jejum não se consegue uma preparação eficaz.

Quem não ora não fala com Deus e se não fala, também não vê a Deus. E se não vê Deus também não se transfigura e nem menos se transforma. Já que para presenciar a transfiguração é fundamental estar em oração com o Senhor. Ver Lucas 9, 28b “Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar”.

Equipe Mais de Deus 

Leia também: