Jesus Pantocrator – (Século VI – Mosteiro de Santa Catarina – Sinai/Egito)

Pantocrator (Imagem de Jesus do séc.VI no Mosteiro de Santa Catarina – Sinai/Egito)

Jesus é o verbo de Deus que se encarnou João 1, 1-4: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio junto de Deus. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito. Nele havia a vida, e a vida era a luz dos homens. ”

Jesus é a pessoa central do Cristianismo, seu nome de origem é Ieshua (ישוע המשיח, do hebraico), nasceu na Galileia por volta do ano 3.760 do calendário hebreu, sendo que, a partir de então, o mundo passou a ser contado em Antes de Cristo (AC) e Depois de Cristo (DC). Nasceu de uma virgem chamada Maria, tendo como pai adotivo um carpinteiro de nome José. Conforme narra a profecia descrita no livro de Isaías 7, 14: “Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará ‘Deus Conosco’.”  A história do seu nascimento está contida nos evangelhos e pode ser conferida na sessão “O que é o natal?”

Qual a missão de Jesus?

Jesus veio ao mundo com a Missão clara de salvar a humanidade que havia se corrompido pelo pecado, Ele é o centro do mundo cristão, ele é conhecido como a Segunda pessoa da Santíssima Trindade. Sendo chamado de “Filho de Deus”.

Quando se inicia a vida pública de Jesus?

A vida pública de Jesus teve início acerca dos seus 30 anos, tendo durado 3 anos, visto que: foi crucificado, morto e sepultado aos 33 anos, a bíblia relata ainda, sua ida a mansão dos mortos e ao paraíso conforme relato ao ladrão que era crucificado junto a Ele, em Lucas 23, 43 “Em verdade te digo, hoje estarás comigo no paraíso”, após a sua morte de cruz e passando o período de 3 dias, Jesus ressuscitou, venceu a morte e eliminou a condenação eterna que pesava sobre a raça humana.

Ver também:

Referências:

Livros: Bíblia Católica, Catecismo da Igreja Católica e Youcat.