Os doze apóstolos reunidos na imagem da “Última ceia”

a-ultima-ceia

A bíblia menciona que Jesus escolheu doze homens para como seus apóstolos com a finalidade de ajudá-lo na disseminação do evangelho: “Depois, subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram a ele. Designou doze dentre eles para ficar em sua companhia. Ele os enviaria a pregar, com o poder de expulsar os demônios.

Escolheu estes doze: Simão, a quem pôs o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais pôs o nome de Boanerges, que quer dizer Filhos do Trovão. Ele escolheu também André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o Zelador e Judas Iscariotes, que o entregou”. (São Marcos 3, 13-19)

Chamado dos Apóstolos Pedro e André (1370), Lorenzo Veneziano

Chamado dos Apóstolos Pedro e André (1370), Lorenzo Veneziano

Os 4 primeiros apóstolos escolhidos por Jesus estão relatados no Evangelho de São Mateus 4, 18-23: “Caminhando ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão (chamado Pedro) e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após mim e vos farei pescadores de homens. Na mesma hora abandonaram suas redes e o seguiram. Passando adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam com seu pai Zebedeu consertando as redes. Chamou-os, e eles abandonaram a barca e seu pai e o seguiram”.

Outros textos sobre as escolhas dos apóstolos:

  • São Mateus 10, 1-5a – “Jesus reuniu seus doze discípulos. Conferiu-lhes o poder de expulsar os espíritos imundos e de curar todo mal e toda enfermidade. Eis os nomes dos doze apóstolos: o primeiro, Simão, chamado Pedro; depois André, seu irmão. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Filipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu. Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor. 5.Estes são os Doze que Jesus enviou em missão” 
  • São Lucas 6, 12-16 – “Naqueles dias, Jesus retirou-se a uma montanha para rezar, e passou aí toda a noite orando a Deus. Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze dentre eles que chamou de apóstolos: Simão, a quem deu o sobrenome de Pedro; André, seu irmão; Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado Zelador; Judas, irmão de Tiago; e Judas Iscariotes, aquele que foi o traidor.” 

Alguns dos textos bíblicos relatam ainda qual era a missão dos apóstolos de Jesus,

Segue relação dos 12 apóstolos escolhidos por Jesus:

01 – André:  Nascido em Betsaida, era irmão de Pedro conforme relatado em João 6, 8: Um dos seus discípulos, chamado André, irmão de Simão Pedro” e filho de Jonas, assim com seu irmão, André tinha como profissão pescador. Discípulo de João Batista, foi o primeiro a seguir Jesus quando este apareceu para ser batizado por João. Morreu crucificado numa cruz em forma de X, na cidade de Patras, na Grécia.

02 – Pedro: Líder dos apóstolos, também chamado de Simão, nasceu em Betsaida por volta do ano 1 A. C.; foi designado por Jesus como pedra da fundação da Igreja do Senhor: “E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Evangelho de São Mateus 16, 18). Pedro é também o primeiro Papa da Igreja Católica, liderou a Igreja por 37 anos, sendo dele o mais longo pontificado, 37 anos. Foi crucificado de ponta cabeça em Roma, por considerar-se indigno de ter uma morte parecida com a de Jesus, sua morte se deu no ano 67 D.C.

03 – Tiago Maior: Pescador como André e Pedro é um dos filhos de Zebedeu e irmão de João, é um dos quatro que imediatamente deixaram tudo para seguir Jesus. Ganhou o codinome de Maior, que quer dizer mais velho, para diferencia-lo de outro discípulo de Jesus também chamado de Tiago que ficou conhecido como Menor por ser mais novo. Morreu no ano 44 D.C. quando foi decapitado por uma espada.

04 – João: Chamado por alguns como o discípulo amado, João era o mais novo dos apóstolos de Jesus. O irmão de Tiago, o maior, é chamado de evangelista por ter sido quem escreveu o quarto evangelho. João entre todos os apóstolos, foi o único que teve como ‘causa mortis’ natural, os demais foram executados.

05 – Tiago Menor: O filho de Alfeu, foi um dos principais líderes da comunidade cristã de Jerusalém, foi ele quem escreveu uma das cartas do Novo Testamento. Sua descrição histórica e bíblica aparece nos Evangelhos de São Mateus 10, 3 e São Marcos 3, 18: Ele escolheu também André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o Zelador; Em São Lucas 6, 12-16 e no livro do Atos dos Apóstolos 1,13.

06 – Mateus: Levi, como era chamado, era filho de Alfeu e trabalhava como cobrador de impostos antes de sua conversão que é mencionada no próprio evangelho de Mateus 9, 9: “Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, que estava sentado no posto do pagamento das taxas. Disse-lhe: ‘Segue-me’. O homem levantou-se e o seguiu”. Na época de Jesus os publicanos não eram uma das figuras mais bem quistas do império. Morreu decapitado por uma espada em Hierápolis(Etiópia) no ano 72 D.C.

Saiba Mais: Apóstolo Mateus

07 – Filipe: “era natural de Betsaida, cidade ‘Galileia’ de André e Pedro” São João 1, 44. O apostolo ainda é citado no evangelho de São João 1, 43 e 45-46: No dia seguinte, tinha Jesus a intenção de dirigir-se à Galileia. Encontra Filipe e diz-lhe: ‘Segue-me’… Filipe encontra Natanael e diz-lhe: Achamos aquela de quem Moisés escreveu na lei e que os profetas anunciaram: é Jesus de Nazaré, filho de José. Respondeu-lhe Natanael: ‘Pode, por ventura, vir coisa boa de Nazaré? ’ Filipe retrucou: Vem e vê”. A tradição da igreja diz ainda que Filipe pregou na Palestina, Grécia e também na Ásia Menor, sendo crucificado e apedrejado no ano 80 D.C.

08 – Tomé: Natural da Galileia, tem um papel de destaque na bíblia por ser o apóstolo que duvidou da ressurreição de Cristo, Tomé pregou na Pérsia e na Índia onde veio a falecer, morto por uma lança por volta do ano 72 D.C.

Saiba mais: Apóstolo Tomé

09 – Bartolomeu: Também chamado de Natanael, nasceu em Caná, na Galileia. Ao ver Natanael, Jesus tece um elogia diante de sua enorme sinceridade: “Jesus vê Natanael, que lhe vem ao encontro, e diz: Eis um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade”. (Evangelho de São João 1, 47). Seu ministério deu-se na Índia e na Armênia, onde levou a palavra de Jesus. A tradição diz que o apóstolo foi esfolado e decapitado em Albanópolis atual Daguestão, no ano 51 D.C.

10 – Judas Tadeu: Como Jesus, Judas também é de Nazaré, seu nascimento se deu no Século 1 D.C.; é conhecido como Judas Lebeus e Judas irmão de Tiago. Seu nome é mencionado no Evangelho de São Marcos 3, 18: “Ele escolheu também André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o Zelador”;    e também no Evangelho de São João 14, 22-23: “Pergunta-lhe Judas, não o Iscariotes: Senhor, por que razão hás de manifestar-te a nós e não ao mundo? Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada”. É reconhecido pela Igreja Apostólica Armênia juntamente com Bartolomeu como responsável em levar o cristianismo a Armênia. Foi morto com uma machadada

11 – Simão: Chamado de Zelote (Zelador) e cananeu pelos evangelistas Mateus e Marcos, consta que Simão pregava a libertação de Israel do domínio romano. Foi o companheiro de Judas Tadeu em sua viagem missionária pela Pérsia

Hegésipo, cronista cristão judeu (110-180D.C.), narra em uma notícia que Simão teria sido martirizado quando Trajano era o imperador já com idade de 120 anos.

12 – Judas Iscariótes:  Filho de Simão, nasceu na Judeia, foi um dos primeiros a fazer parte do grupo dos 12 e era responsável pelo dinheiro dos apóstolos. Sobre Judas Iscariotes, Jesus faz uma afirmação muito dura sobre ele no Evangelho de são João 6, 70-71.: “Jesus acrescentou: Não vos escolhi eu todos os doze? Contudo, um de vós é um demônio!…  Ele se referia a Judas, filho de Simão Iscariotes, porque era quem o havia de entregar não obstante ser um dos Doze”.  Judas foi quem traiu Jesus por 30 moedas de prata.

Veja também:

Referências:

  • Fotos: Pixabay e Artebible
  • Livros: Bíblia Católica, Catecismo da Igreja Católica
  • Site: Ebiografia