Ark-the-dove

“The Ark and the Dove” – Casa de Retiros onde surgiu a RCC em 1967.

“…à noite, durante as horas que haviam sido programadas (reservadas) para uma festinha, celebrando o aniversário de alguns dos participantes, o Espírito Santo iniciou a sua atuação direta. Muitos dos jovens participantes (mas não todos) foram sendo induzidos a se dirigirem para a capela e experimentaram de forma manifesta, o Batismo no Espirito Santo”. (Como um novo pentecostes, pag. 29)

Era noite de sábado, 18 de fevereiro de 1967. Aquilo que aconteceu no “The Ark and the Dove”, uma casa de retiro da Arquidiocese de Pittsburg, transformou profundamente a história dos movimentos que surgiram através do Consilho Vaticano II. Naquele dia, graças a ajuda de alguns irmãos protestantes que foram convidados para orar pelos jovens católicos, nascia o Movimento Pentecostal Católico, depois Renovação Carismática Católica. O grupo de Flo Dodge, uma presbiteriana muito carismática, orou intensamente pelo êxito do retiro. Estavam certos de que Deus ia atuar com uma explosão de poder.

O fim de Semana de Duquesne, como ficou conhecido o retiro programado para os dias 17, 18 e 19 de fevereiro, veio a se tornar o marco fundacional da Renovação Carismática Católica.

Esse evento que comemora agora os seus 50 anos, teve origem com a busca dos estudantes da Universidade do Espirito Santo de Duquesne. Sim foi na sua universidade que o Paraclito prometido por Jesus deu impulso para reanimar os carismas adormecidos na sua Igreja.

Ricardo Mari e equipe Mais de Deus

Fonte: Como um novo pentecostes, Patti G. Mansfield, Edições Louva a Deus