Em uma cerimônia marcante, numa praça de São Pedro lotada, Madre Teresa de Calcutá foi elevada a honra dos altares por sua Santidade o Papa Francisco.
Nascida em 26 de agosto de 1910, na cidade de Skopje, capital da Macedônia, filha de pais albaneses, entrou para o convento das filhas de Loreto, vivendo pou um curto tempo na Irlandia e partindo para a Índia. Inconformada com a situação dos pobres indiano, Madre Tereza se desligou da instituição que fazia parte para criar um centro de ajuda aos pobres. Fundou a Congregação das Missionárias da Caridade, e por sua dedicação aos pobres da Índia, foi considerada por muitos como a “missionária do século XX”.
Era uma defensora da vida, onde travava uma luta ferrenha contra o aborto.
Por ocasião de sua morte em 1997, seu funeral na Índia ganhou pompa de Estado, quando inúmeros representantes de países e associações se dirigiram à Calcutá para os funerais que duraram uma semana. Era incontável a multidão que se dirigia ao estádio Netaji, para prestar sua homenagem a ‘santa dos pobres’, a televisão transmitiu por dias esse funeral e no dia do sepultamento uma multidão tomou as ruas para dar um último adeus a pequena madre.
Elevada a condição de beata por São João Paulo II no dia 19 de outubro de 2003, foi canonizada no dia 04 de setembro de 2016 e para isso, assim promulgou sua santidade: “Em honra da Santíssima Trindade, pela exaltação da fé católica e o aumento da vida crista; com a autoridade de nosso senhor Jesus Cristo, dos santos apóstolos Pedro e Paulo e nossa.
Após ter longamente refletido, invocado várias vezes a ajuda divina e ouvido o parecer de muitos dos nossos irmãos no episcopado declaramos e decretamos Santa, a beata de Teresa de Calcutá e a escrevemos no auto dos santos e estabelecendo que em toda igreja ela seja honrada entre os santos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”
Santa Teresa de Calcutá rogai pór nós !!!