No dia que se comemorou o centésimo aniversário das aparições da virgem Maria na cidade portuguesa de Fátima, 13 de maio, o Papa Francisco declarou santos os irmãos Francisco e Jacinta; que agora serão venerados com as honras dos altares como São Francisco Marto e Santa Jacinta, os mais jovens santos da Igreja Católica que não morreram mártires.

Assim, os dois pastorezinhos foram inscritos no livro dos santos graças ao milagre do menino brasileiro Lucas Baptista, que em 2013 sofreu uma lesão cerebral quando caiu de uma janela, mas que se curou após a família clamar pela ajuda dos então beatos Francisco e Jacinta.

São-Francisco-MartoIrmão de Santa Jacinta, Francisco é filho de Olimpia de Jesus e Manuel Marto, nasceu em Aljustrel, Fatima em 11 de junho de 1908, estava junto de sua irmã e sua prima Lucia quando a virgem Maria apareceu para ambos na Cova da Iria, em 13 de maio de 1917, quando tinha 9 anos. Sobre Francisco, Lucia relata que seu primo era de um temperamento calmo, mas também de opinião própria, o que não o impedia de tratar as pessoas com respeito. Desde que teve a visão da Virgem Maria, Francisco passou a se isolar a fim de consolar o coração de Jesus. Francisco foi o único dos pastorzinhos que não ouvia o que a virgem falava ele apenas à via. Francisco veio a falecer no dia 04 de abril de 1919, em Ourém (Portugal) Beatificação: Sua beatificação se deu em 13 de maio de 2000, pelo Papa João Paulo II, no Santuário de Fátima (Portugal)

Canonização: Foi incluído ao livro dos santos no dia 13 de maio de 2017, na festa do Centenário das Aparições pelo Papa Francisco, junto com sua irmã Jacinta, no mesmo Santuário de Fátima.

Cronologia: Apresentamos 08 datas importantes ligadas a vida de São Francisco Marto:

• 11 de junho de 1908 – nasce em Aljustrel (vila portuguesa da freguesia de Fátima)

Ano de 1915 – junto com sua prima Lucia e sua irmã Jacinta tem a visão do anjo de Portugal.

• 13 de maio de 1917 – participa da visão de Nossa Senhora do Rosário na Cova da Iria

• 04 de abril de 1919 – Francisco falece na casa de sua família em Aljustrel

• 13 de maio de 1952 – Tem seus restos mortais transladados do cemitério de Fátima para a Basílica de Fátima

• 13 de maio de 1989 – o papa João Paulo II declara a heroicidade das virtudes de Francisco Marto.

• 13 de maio de 2000 – Francisco é declarado beato.

• 13 de maio de 2017 – Francisco é admitido no livro dos Santos com o nome de São Francisco Marto.

A festa litúrgica de São Francisco Marto é celebrada em 20 de fevereiro.

São Francisco Marto, Rogai por nós!

Santa-Jacinta-MartoIrma de São Francisco Marto, Jacinta é filha de Olímpia de Jesus e Manuel Marto, nasceu em Aljustrel, Fatima em 11 de março de 1910, foi a primeira a relatar para outras pessoas sobre o aparecimento da virgem. Sobre Jacinta, Lucia sua prima, relatou ter uma personalidade afável e emocionalmente frágil além de demonstrar grande afeto pelas pessoas. Dos 3 pastorzinhos, Jacinta foi quem mais levou a sério o pedido de penitencia e sacrifício pelos pecadores feito pela virgem. Conta ainda que Jacinta teve outras visões particulares da virgem Maria que estão relatadas nas memorias de Lucia Jacinta veio a falecer depois de muito sofrimento no dia 20 de fevereiro de 1920, na cidade de Lisboa (Portugal). No ano de 1935 quando da transladação de seus restos mortais de Ourém para Fátima, seu corpo foi encontrado incorrupto.

Beatificação: Sua beatificação aconteceu em 13 de maio de 2000, pelo Papa João Paulo II, no Santuário de Fatima (Portugal)

Canonização: Foi inclusa no livro dos santos no dia 13 de maio de 2017, na festa do Centenário das Aparições pelo Papa Francisco, junto com seu irmão Francisco, no mesmo Santuário de Fátima.

Cronologia Apresentamos 08 datas importantes ligadas a vida de Santa Jacinta:

11 de março de 1910 – nasce em Aljustrel (vila portuguesa da freguesia de Fátima)

Ano de 1915 – junto com sua prima Lucia e seu irmão Francisco tem a visão do anjo de Portugal.

13 de maio de 1917 – Encanto pastoreava ovelhas tem a visão de Nossa Senhora do Rosário na Cova da Iria

21 de janeiro de 1920 – Jacinta é levada para Lisboa e é internada no orfanato de Nossa Senhora dos Milagres.

20 de fevereiro de 1920 – Jacinta veio a falecer no hospital de Dona Estefânia

12 de setembro de 1935 – Tem seus restos mortais transladados do cemitério de vila Nova de Ourém para o cemitério de Fátima.

01 de maio de 1951 – Seus restos mortais são mais uma vez transladados, agora para a Basílica de Fátima, ao lado de Francisco.

13 de maio de 1989 – o papa João Paulo II declara a heroicidade das virtudes de Jacinta Marto. • 13 de maio de 2000 – Jacinta é declarado beato.

13 de maio de 2017 – Jacinta é admitido no livro dos Santos com o nome de Santa Jacinta.

Assim como São Francisco Marto (seu irmão), a festa litúrgica de Santa Jacinta será no dia 20 de fevereiro

Santa Jacinta, rogai por nós!

Equipe Mais de Deus

Referências:

  • Fotos: Youtube
  • Livros: Memórias da Irmã Lucia
  • Sites: Wikipédia

Leia também: