São João Paulo II durante visita ao Brasil

Nascido em Wadowice, Polônia, em 18 de maio de 1920, Karol Wojtyla, foi considerado o Papa Peregrino com o 3º maior pontificado da igreja, com 26 anos.

Entrou para o Seminário de forma clandestina em 1942 na Cracóvia, quando o seu pais enfrentava uma invasão soviética. Tendo sua ascensão clerical assim:

  • Ordenação sacerdotal – 01 de novembro de 1946
  • Elevação a bispo da Cracóvia – 04 de julho de 1958 pelo Papa Pio XII
  • Ordenação episcopal – 28 de setembro de 1958
  • Eleito arcebispo – 13 de janeiro de 1964
  • Criado cardeal – 26 de junho 1967 pelo Papa Paulo VI
  • Eleito Papa – em 16 de outubro de 1978

Grande devoto de Maria, o papa Joao Paulo II levou para o seu pontificado o título que adotou quando foi elevado a bispo auxiliar da Cracóvia, “Totus Tuus”.

Dedicou seu pontificado a viajar pelo mundo e ser mensageiro de Cristo na expressão plena da palavra, sem medo de denunciar situações de opressão ao povo por onde passava. Realizou um total de 104 viagens apostólicas, visitando 129 países.

Em seu pontificado o Papa João Paulo II elevou as honras dos autores e devoção popular um total de:

  • 1338 beatos e
  • 482 santos

Antes de sua morte, questionado se intencionava renunciar o papado disse: “Se Jesus não desceu da cruz, o papa também não deve descer de sua reponsabilidade”.

São João Paulo II faleceu as 21h37 (hora local) em 2 de abril de 2005, no sábado que antecedia a festa da Divina Misericórdia, data que ele mesmo instituiu. Cerca de 300 mil pessoas acompanharam a missa de corpo presente de Karol Wojtyla. Um dos momentos mais tocantes foi quando o vento fechou o evangelho que estava sobre o caixão, dizendo: “findou-se um proclamador do evangelho”

Sua data litúrgica é 22 de outubro, a data foi estabelecida pelo Papa Francisco por simbolizar o dia em que Karol Wojtyla celebrou sua primeira missa como Pontífice, em 1978, iniciando seu pontificado.

São João Paulo II, rogai por nós!

Clique aqui e ajude-nos comprando um produto de nossa Loja

Equipe Mais de Deus