parade-535179_640Enquanto muitos cristãos reclamam da vida ou fazem pouco caso das coisas que estão disponíveis no nosso dia a dia, uma pessoa que mora na China e na Coreia do norte não possui os mesmos benefícios e oportunidades que nós brasileiros.

Certa vez, quando eu trabalhava no Banco Mercantil de São Paulo, atendi uma garotinha chinesa no meu trabalho. Ela era muito educada e sorridente e eu perguntei a ela o que ela mais achou legal aqui no Brasil e ela me respondeu: “A missa”, confesso que fiquei surpreso e perguntei o porquê da Missa, e ela novamente me surpreendeu: “ Aqui a gente pode levantar as mãos, sorrir e falar com Jesus, na China não, sempre tem alguém nos vigiando”

Imagine só ouvir alguém falar que poder levantar as mãos é algo grandioso? Ou ainda que uma simples oportunidade de ser você dentro da igreja é importante. Fico imaginando como jogamos as oportunidades que temos…

Se na China fazer algumas coisas já é difícil, imagina na Coreia do Norte. Então separei 07 coisas que você não pode fazer no país asiático:

  • 01 – TER UMA BÍBLIA: possuir uma bíblia é algo extremamente controlado no país, se bem que existam algumas igrejas (até igreja católica). No ano de 2014, um americano de 56 anos chamado Jeffrey Edward Fowle; ficou preso, na época, por alguns dias pelo simples fato de ter esquecido uma bíblia no quarto do hotel em que estava hospedado.
  • 02 – ESCOLHER UMA PROFISSÃO: Diferente do nosso pais onde ao concluir o segundo grau o jovem já fica na escolha da sua profissão. Na coreia do norte isso não é possível, pois quando se finda o segundo grau o jovem ou a jovem é designado a um tempo no exército e ao termino o mesmo é designado a um serviço orientado pelo estado.
  • 03 – USAR BIQUINI: em dias quentes usar um biquíni é algo profundamente inaceitável e o simples fato de expor o umbigo é causa de grande transtorno para a mulher
  • 04 – SER FELIZ NO DIA 08 DE JULHO: no dia 08 de julho de 1994, data em que Kim Il Sung faleceu, passou a ser um dia de extremo luto, onde sorrir, beber, dançar ou comemorar um simples aniversario de um amigo pode lhe causar alguns bons anos de prisão em campos de concentração.
  • 05 – FUGIR DA COREIA DO NORTE: um norte-coreanos não pode pensar em fugir, se ele planejar e for dedurado, estará em uma situação complicada, se pensar ele tem que fugir ou então pode morrer, pois se ele for preso receberá um grande castigo com penalidades até para sua família.
  • 06 – TER O MESMO NOME DO LÍDER KIM: ter o mesmo nome do líder da nação também não é permitido Dilma aqui no Brasil é permitido, por lá ter o nome Kim não pode. A proibição foi emitida há mais de 3 anos –um ano antes de que o ditador assumisse o poder no lugar do pai. Com a promulgação da lei, as pessoas que tinham o nome de Kim, foram obrigadas a mudarem seus nomes.
  • 07 – ACESSAR MÍDIAS SOCIAIS, OU VER FILMES E CLIPS MUSICAIS:  mídias sociais, filmes e músicas estrangeiras são extremamente proibidas nessa nação, exceto o que é produzido pelo estado, a punição para quem é pego com material estrangeiro vai da prisão em campos de concentração até a pena de morte.

Para se ter uma ideia, quando da ida do Papa Francisco a Coréia do Sul, tentou se a livre ida de católicos ou curiosos do norte para Seul, mas isso não foi permitido .