Vaticano-bandeira

Bandeira do Vaticano

A cidade Estado do Vaticano, Stato Della Citta del Vaticano (Italiano) ou Civitas Vaticana (Latim) é um estado teocrático monárquico ou Estado Eclesiástico, governado pelo Bispo de Roma é a sede da Igreja Católica Apostólica Romana, e constitui um Território Independente, encravado na Cidade Italiana de Roma, capital da Itália. A defesa do Estado do Vaticano é de responsabilidade da Republica Italiana e a segurança do Papa dentro do território está sob a tutela da Guarda Suíça.

A cidadania do Vaticano é adquirida e não originaria, isto é, não exite nascituros em território vaticanista, apenas pessoas que se tornaram residentes do estado eclesiástico.

Possui cerca de 44 hectares e uma população estimada em 800 habitantes, clérigos provenientes das mais diversas nações do mundo, sendo considerado o menor estado do mundo, bem como um dos mais influentes.

Vaticano-MapaA fundação do Vaticano ocorreu em 1929, pelo tratado de Latrão, que criou como um novo pais independente e não como uma nação sucessora dos antigos Estados Pontifícios (756- 1870). Existem ainda inúmeros outros edifícios pertencentes a Santa fé que possuem a condição extraterritoriais por estarem fora do território do Vaticano  e que são isentos de impostos e expropriação.

O vaticano faz parte da Comunidade Europeia, e tem como moeda o Euro, com suas próprias estampas, assim como a Itália. No entanto, a cunhagem das moedas são de responsabilidade da casa da moeda italiana e não podem ultrapassar de  1 milhão euros ao ano. Os rendimentos do Estado são provenientes das visitas aos museus, bem como, da venda de selos, moedas e souvenir para os turistas.

Também constitui uma fonte de renda o Óbulo de São Pedro de onde igrejas de todo o mundo remetem anualmente uma doação com a finalidade de manter a instituição. Além do Instituto para as Obras da Religião, também chamado de Banco do Vaticano, instituição financeira que realiza negócios em diversas partes do mundo.

Sendo assim, definimos como:

VATICANO:

Cidade Estado do Vaticano (Estado independente) que mantem relações internacionais e administra a estrutura estatal do microestado.

SANTA SÉ:

Também chamada de Sé Apostólica, a Santa Sé personifica a Igreja Católica. A sede da Igreja Católica localiza-se dentro da cidade do Vaticano.

Veja também: