Venezuelanos-5A realidade é clara e terrível, se a situação na Venezuela fosse boa sua população estaria em território venezuelano; porem a realidade é bem diferente e cerca de 4 milhões de pessoas já saíram fugidos do pais.

Esse fluxo de venezuelanos se configurou no maior fluxo de refugiados da história moderna de América Latina, segundo dados da ONU. No entanto, o ritmo da saída do pais vizinho é muito significativo, já que os refugiados e imigrantes eram em 2015, cerca de 695 mil pessoas e agora em 2019 o número gira em torno de 4 milhões. Sendo que nos últimos 7 meses, de novembro de 2018 a maio de 2019, saíram perto 1,2 milhão de pessoas.

Hoje os venezuelanos na diáspora estão espalhados nos países sul-americanos da seguinte forma:

  • Colômbia: 1, 3 milhões de pessoas,
  • Peru: 768 mil pessoas,
  • Chile: 288 mil pessoas,
  • Equador: 263 mil pessoas,
  • Brasil: 168 mil pessoas.

Se continuar no mesmo ritmo, no final de 2019 5 milhões de venezuelanos terão fugido de sua pátria por conta da grave crise causada pelo governo de Nicolas Maduro. O que coloca o “Êxodo de venezuelanos é comparado ao êxodo da Europa”.

O maior problema de tudo isso, é que atualmente os venezuelanos estão sendo recebidos amigavelmente pelos outros países; porém, os países não têm condições de absorver todo esse contingente de pessoas, o que pode causar uma reviravolta na situação como já aconteceu no Brasil em 2018, quando “Roraima viveu um caos e confrontamento entre brasileiros e venezuelanos”.

Equipe Mais de Deus

Leia também: